#Club&Casa Home – Intervenções proveitosas deixaram tudo em ordem e à mão em apê compacto

A especificação e criação de aparatos técnicos e decorativos bem planejados facilitou a vida da anfitriã, assim como ela tanto desejava.

Fotos: Nicola Labate/Divulgação

Praticidade e grande capacidade de armazenamento eram as principais necessidades de uma mulher solteira para o novo apartamento de 64 m², no bairro da Vila Mariana, em São Paulo. O arquiteto Gustavo Cestari alterou a planta inicial – que contava com dois dormitórios, sendo uma suíte –, demolindo todas as alvenarias internas e redividindo os espaços com marcenarias, com a finalidade de formatar dois roupeiros na suíte, que foi preservada. Ele também transformou o segundo dormitório em um escritório aberto para o living, de modo a privilegiar a unidade visual.

Sobre a base neutra, que contempla tons de cinza, branco e madeirados, o geometrismo não passa batido, tendo voz nos revestimentos que encobrem a principal parede da pequena cozinha, de conceito linear, na textura ondular do painel da TV e nas estampas das almofadas e do tapete “fake” da sala. Isso mesmo: a vestimenta em padrão Chevron no piso do ambiente é, na verdade, um combinado de porcelanatos de duas cores (Roca), que possuem textura de linho. “A cliente não queria tapete, já que é adepta da vida prática, mas acredito que esse item veste a casa e traz aconchego. Então, cortamos os revestimentos e montamos um tapete que jamais precisará ser aspirado”, celebra o profissional.

Com foco na economia, toda a iluminação é em LED e os metais foram substituídos por modelos dotados de arejadores, para poupar água.

Uma vez que o prédio possui lavanderia coletiva no térreo, a área de serviço que ocupava parte da varanda deu lugar a um grande armário preto, que vai do piso ao teto e guarda itens diversos. O antigo tanque foi trocado por um modelo de cuba mais elegante para ficar exposto. Com a integração do ambiente à sala, a área de jantar tomou forma.
Como o segundo quarto foi eliminado, o sofá, desenhado pelo escritório, transforma-se em cama de casal para as visitas. Na sequência, o home office recebeu luminária que vem do teto à mesa, provendo iluminação focada, e um painel ripado (Duarte Design Mobiliário Marcenaria) que, além de isolar a suíte máster, acomoda, em suas costas, um roupeiro de três portas. Persianas, G2 Home.
Fora o roupeiro de três portas, que costeia o painel madeirado do home office, a suíte máster conta com armário lateral de duas portas. A cama baú, também de autoria do escritório, é de couro e possui fechamento na base para evitar acúmulo de pó. Mesinhas suspensas facilitam a higienização.
A criação de uma espelharia (Duarte Design Mobiliário Marcenaria) ampliou as possibilidades de armazenamento no banheiro da suíte, além de ter favorecido a estética. O gabinete é composto por uma gaveta tulha, para dar suporte – e camuflar – as roupas sujas, otimizando espaço.
Arquiteto Gustavo Cestari