#Club&Casa Home – Intervenções bem calculadas possibilitaram contemplar a comunicação entre diversos espaços

Ao mesmo tempo, eles conservam a sua devida individualidade nesta residência potencializada.

Fotos: Dea Fylyk/Divulgação

As altas esquadrias com panos de vidro seguem a verticalidade da imponente porta amadeirada.

Bastante incidência de luz natural, grandes vãos e espaços internos integrados à área da piscina e descanso, para privilegiar os encontros com amigos e familiares, foram as pedidas do jovem casal com filho para a residência com cerca de 300 m², num condomínio fechado em Curitiba (PR). A arquiteta Caroline Bollmann aproveitou cada cantinho do terreno, que não era tão grande, para equacionar a demandas, dentro de uma paleta monocromática (outro desejo dos moradores) e com acréscimo de área verde. Nas esquadrias frontais da fachada, o vidro Reflecta Fumê – tanto na face externa do living como na da suíte máster – foi a escolha para atenuar a incidência solar e acabou por atribuir charme reluzente ao visual. Para não fazerem vista ao externo, no último ambiente mencionado, as venezianas foram embutidas internamente.

No primeiro piso, unidos ao living e à cozinha, espaço gourmet e varanda com estar seguem em blocos e volumes distintos, ambos em comunicação com a área externa. O primeiro possui opção de fechamento envidraçado, em L, que escorre por trilhos, além de cortina do piso ao teto; já a segunda é totalmente aberta para a piscina e confortada por forro de madeira que desce pelas paredes. O material se repete na base do deck com espreguiçadeiras. O home office e as três suítes estão organizadas no piso superior, concebido nos moldes de mezanino.

Além de um inspirador jardim vertical – com espécies como samambaia, costela-de-adão, clorofito e aspargo –, a piscina apresenta piso revestido em porcelanato.
Unida à mesa de refeições com sete postos, a bancada gourmet está confeccionada em sofisticado e esplendoroso mármore Gris Armani.
O convidativo sofá do estar possui encostos levemente curvos, para melhor acomodar.
Também em mármore Gris Armani, o generoso painel da TV agrega lareira e até apoio para vasinhos.
Os ripados são a vedete da ala íntima: na suíte máster, formam o painel da TV e a frente das gavetas da mesinha de cabeceira acoplada à cama japonesa com cabeceira em linho.
No banheiro do casal, performam a frente do gabinete cuja cor escura contrasta com o alvo marmorizado reinante.
Rumo à ala íntima, é o mármore branco Paraná que reluz nos pisantes da
escada, também com guarda-corpo em vidro laminado incolor 8 mm.
Os painéis ripados aparecem no home office ao fundo, revestindo uma parede e confeccionando o armário.
Espaço Arquitetura por Caroline Bollmann