#Club&Casa Home – Intenção praiana: um lar que une materiais naturais, elementos biofílicos e recursos relaxantes

Amparados pelo paisagismo cercante, materiais, revestimentos e cores que remetem ao cenário litorâneo se fazem presentes nos espaços deste imóvel.

Fotos: Gabriel Lacerda/Divulgação

A casa térrea com 396,04 m² construídos, incluindo a piscina, ocupa parcialmente um generoso e verdejante terreno de 1.099,83 m², no Condomínio Porto Atibaia, em Atibaia (SP). Projetada pela arquiteta e designer de interiores Christina Fontaneti Freeman, do CFF Design, pertence a um jovem casal – ele, carioca e ela, mineira –, que, sempre que pode, recebe os amigos e, aos fins de semana e feriados, hóspedes de suas cidades natais. Por isso, desejavam a energia de praia e muito verde! “Outro pedido especial do morador, torcedor do Botafogo, foi um lugar de destaque para a coleção de mais de 400 camisas do time, organizadas no closet privativo que posicionamos fora da suíte”, adiciona a profissional.

O estilo praiano da ambientação resulta, especialmente, da mescla entre madeira e pedras naturais e tons de verde e azul, além de vidro para integrar áreas internas e externa. Um autêntico retrato desta fusão é a área gourmet, coração da casa, que tem forro de bambu, bancada, mesa e banco de refeições em madeira rústica, ventilador de teto também de madeira e pedra travertino na parede da face do estar. Trata-se de um ambiente completo para acomodar os convidados, com churrasqueira, cooktop, adega, área de TV, com sofá confortável, e sistema de som.

Mantendo a linguagem visual, as esquadrias que integram o gourmet, de um lado, à área de lazer e, do outro, ao living, são em PVC amadeirado. Destaque para o “tapete” de ladrilhos hidráulicos, que traz cor à ala de estar da varanda.
O piso atérmico com conchas marítimas leva conforto tátil ao espaço dedicado à piscina, sauna úmida e jacuzzi. Pedras portuguesas revestem o entorno do canto de descompressão, ao passo que o porcelanato
amadeirado envelopa as dependências do spa. Paisagismo: Marcela Martins.
A solicitação por bom espaço, área para refeições rápidas e ausência de móveis embutidos na cozinha foi
atendida com a criação – e centralização – de uma peça de madeira maciça que inclui mesa, ilha com nichos e espelhos de tomadas. Marcenaria provençal em azul, com puxadores concha, completa a
proposta do ambiente que é integrado ou isolado às salas por meio de portas de correr em lâmina natural de freijó.

Arquiteta e designer de interiores Christina Fontaneti Freeman,
do CFF Design