#Club&Casa Home – Integração com estilo beneficia o bem viver na casa em condomínio fechado

A circulação fluida – e que valoriza os ambientes sociais conectados – rouba a cena no sobrado situado na região metropolitana de São Paulo.

Texto: Ana Paula de Assis
Fotos: Horacy Takada/Divulgação

A morada recebeu projeto luminotécnico mais intimista, com possibilidade de dimerizar as lâmpadas.

Cravado em um dos condomínios de altíssimo padrão de Mogi das Cruzes (SP), o Bella Cittá, a casa conceituada pela arquiteta e urbanista Cassiele Soares foi entregue a um casal e duas filhas. Distribuído em dois pavimentos, o formato assobradado, de 150 m², ganhou estilo clean no qual prevalecem os tons claros nas paredes. “O cliente pediu um espaço aconchegante para receber os familiares e amigos com conforto e estrutura”, explica. A integração é premissa que costura a narrativa do layout, uma vez que o dono do pedaço desejava cozinhar e, ao mesmo tempo, dar atenção aos convidados. Ou, ainda, observar as crianças brincando ou assistindo TV enquanto interage com os amigos à mesa, sem precisar de deslocamentos.

Desse modo, as áreas de convivência são compostas por estar, jantar e área externa, mas tudo perfeitamente integrado. O décor passeia por uma paleta clean, com a escolha da madeira para o toque acolhedor nos interiores.

Pelo fato de a morada estar em terreno de esquina, o projeto arquitetônico, que é assinado pelo do escritório Coutinho Arquitetura, privilegiou a funcionalidade com acesso tanto pelo andar superior (bloco da ala íntima), quanto via piso térreo – onde está inserida a citada área social. A piscina, com deck de madeira, tornou-se o pit stop de atmosfera perfeita para contemplar a natureza do paisagismo verdejante plantado por Pedro Paulo Miwa.

Na cozinha, destaca-se um suporte metálico para a coifa, que também acomoda os vasos de plantas e outros utensílios da rotina; o espaço ainda ganhou móveis planejados funcionais, pensados para atender com praticidade ao cotidiano da família.
O décor coerente do estar ganhou elementos pontuais como champanheira, para os dias festivos, e até lareira, responsável por aquecer e dar conforto térmico nos dias mais frios. A mesa de jantar foi posicionada bem ao lado da cozinha, que também conta com bancada para as refeições rápidas.
Para o lavabo, o escritório criou um suporte de inox para o espelho, que também serve de porta-toalha. Outro ponto a ser
ressaltado é o trabalho em madeira que decora o espelho que reveste a parede.
A área externa foi beneficiada por piscina e deck de madeira, com vista inspiradora para a vegetação que recobre o entorno, e espreguiçadeiras para os momentos de sol e de ócio.
Arquiteta e urbanista Cassiele Soares