#Club&Casa Home – Integração à beira-mar conceitua requintado apê santista

Apartamento em Santos eleva o conceito de projeto integrado sem deixar de lado o charme da estética contemporânea.

Texto: Ana Paula de Assis
Fotos: Sidney Doll/Divulgação

A tendência dos projetos integrados é uma das narrativas mais materializadas quando passeamos pelas alamedas do high décor. Cada vez mais cobiçados, seja qual for a preferência de estilo, layouts bem calibrados costumam manter a funcionalidade dos espaços sem perder de vista a linearidade proposta na ideia da conexão. Há sempre uma matéria-prima ou um elemento que funciona como um condutor responsável por “costurar” os espaços, sem interrupção, além de injetar uma bossa sob medida a todo o conjunto. Essa foi a saída encontrada pela arquiteta Priscila Mattos Venturi, do escritório PW Design Arquitetura e Interiores, para o apartamento de 143 m², em Santos (SP). A proposta bem contemporânea foi bolada para um casal e duas filhas. “Eles desejavam uma morada muito aconchegante, sofisticada, mas de fácil limpeza e manutenção, por se tratar de um apartamento de veraneio”, explica. Potencializar os espaços também fez parte da obra: a planta ganhou mais fluidez para que os donos do pedaço pudessem curtir os ambientes de modo confortável.

A onipresença de revestimentos acolhedores, como madeira ripadinha na parede, entre outros amadeirados, deixou o apê com uma atmosfera ainda mais cozy. Tudo coordenado à uma paleta monocromática, elegante, que passeia por tons de cinza, preto e chumbo em contraposição a algumas cores pontuais. O trabalho foi executado assim que as chaves foram entregues pela construtora, portanto, o timing foi ideal para que a nova configuração de ambientes – conectados via estar, cozinha e varanda gourmet – ganhasse corpo e tivesse uma boa dinâmica.

Esta ala social é o ponto de maior destaque da morada – com sofá disposto para fortalecer a integração espacial sem comprometer o todo. Na cozinha, o fogão na ilha era desejo da cliente, mas mantendo a pia no ponto original para não ter bagunça na bancada central. Como cereja do bolo temos um balanço, na varanda, um pit stop perfeito para relaxar a bordo de drinques ou de um bom livro.

A sala de TV tem iluminação com perfis de LED (Luz Oculta Iluminação
Elaborada) embutidos na marcenaria. Na foto maior, temos visão geral
do conjunto integrado, com destaque para o tapete e as almofadas
(Casa4 Decor).
O fogão na ilha era desejo da cliente; o espaço ainda abriga alguns lugares para fazer refeições rápidas.
A automação (Smart Touch Automação) trouxe praticidade e engloba som, ar-condicionado,
iluminação e cortinas.
A suíte do casal segue na mesma linha de tons neutros, porém a toada foi quebrada pela presença de elementos metalizados, como no desenho da cabeceira. Eles são responsáveis pelo toque glam do composé, um pedido da cliente, que é fã desse tipo de acabamento.
O hall de entrada é um show à parte: o piso ganhou um mosaico de mármore (Brendelli Banho & Revestimentos) e a parede, ônix retroiluminado.
Destaque para as luminárias pendentes com globos opacos na suíte de uma das filhas, que também serve para receber eventuais hóspedes de fim de semana.
O lavabo com muita personalidade adotou revestimentos escuros da Portobello e fitas acobreadas para receber a iluminação no teto.
Como contraponto, o banheiro absolutamente claro e luminoso, com cuba
de semiencaixe e metais dourados.
Arquiteta Priscila Mattos Venturi, do escritório PW Design Arquitetura e Interiores