#Club&Casa Home – Instagram, TikTok e YouTube são janelas que iluminam o trabalho do designer luminotécnico Waldir Júnior
Por meio das mídias sociais, ele se aproxima, com desenvoltura, de uma audiência
desejosa em conhecer as soluções do setor.
Texto: Angela Villarribia
Fotos: Studio Carpintaria/Divulgação
Ele é jovem e, com apenas 30 anos, já tem seu próprio escritório (agora, com nova sede), fábrica recém-inaugurada, curso de iluminação online e uma rede de seguidores com números suculentos, especialmente para um mercado nichado: 228 mil no Instagram, 152 mil no TikTok e 57 mil no YouTube. Trata-se do designer luminotécnico Waldir Junior, que, de forma simples e objetiva, destrincha pontos do setor, tendo como público-alvo profissionais de arquitetura, decoração e engenharia – embora conte com aficionados de outras áreas, interessados em elucidar seus questionamentos em relação à iluminação de suas próprias casas ou empresas. De forma descolada, ele compartilha o dia a dia de seu trabalho e ensina o que aprendeu desde pequeno (sim, isso mesmo).
“São novas maneiras de criar conteúdo, que refletem um desejo do consumidor”, explica Waldir, nascido em São José do Rio Pardo (SP). Ele é filho de comerciantes, donos de supermercado, que quebraram com o Plano Collor e resolveram mudar para Balneário Camboriú (SC). Lá, abriram uma loja de iluminação, a exemplo de uma tia que, segundo o designer, teve um dos primeiros estabelecimentos do gênero na igualmente litorânea cidade de Santos (SP). Ainda criança, não apenas estava sempre ao lado do balcão, como ia às feiras do setor e brincava de montar peças. Adolescente, passou a fazer instalações e, logo, começou a desenhar luminárias.
Em 2015, com a aposentadoria dos progenitores, pegou as rédeas do negócio, ampliou o número de funcionários, que passou de 17 para 100, e triplicou seu faturamento. Lá, fazia palestras e criava peças a pedido dos clientes. O caldo de cultivo estava formado, embora nesta vida nem tudo são flores: com a queda do setor de construção, pensou em desistir. Sua vida mudou ao assistir um vídeo do multifacetado Whindersson Nunes. “Ele ensinava a ser youtuber – e tive um insight”, revela Waldir.
“Este é um nicho com poucos profissionais e eu estava disposto a ensinar”, revela ele, que veio a criar o chamado Curso de Luz, que já soma 20 mil inscritos. Assim, esbaldou a audiência com seus conhecimentos, mas percebeu que era cobrado por não ter formação acadêmica. A partir disso, cursou design de interiores na Uniavan (na qual atualmente faz arquitetura) e realizou uma extensão em lighting design, em Londres, no Instituto Marangoni. Empolgado com a atual fase da vida, celebra o começo das operações da fábrica própria (a Luminárias WJ, em Blumenau), o que lhe traz liberdade criativa e empresarial. “Queria cuidar das embalagens, da comunicação. Sempre gostei de marketing. Cuido da política de vendas com todo o zelo. Gosto muito mais de conceber marcas e coisas do que de desenhar produtos”, analisa.
Sua presença nas redes sociais é seu grande trunfo. Ele começou em 2018 e diz nunca haver postado nada anteriormente. “Vou para o YouTube e peço para as pessoas a sua ajuda [a comprarem determinado produto, por exemplo], para crescer e continuar realizando vídeos. Essa troca é o que fez minha carreira ser meteórica. Mostro as minhas fragilidades, o que dá errado e o que dá certo. Isso humaniza meu trabalho. Meu principal forte é conversar com a minha audiência e entender o que quer. Vou atender às demandas dos meus seguidores. Tudo o que sou devo a eles”, finaliza o profissional.