#Club&Casa Home – Inspirado na arquitetura de Santorini, na Grécia, sobrado erguido com blocos cerâmicos tem projeto clean

A fachada branca, com esquadrias pretas, entrega todo o roteiro dos interiores deste novo lar.

Texto: Janaína Alves
Fotos: Imobiliária Trionalis/Divulgação

Na área externa, a piscina – climatizada por meio de energia solar – foi construída em alvenaria com dimensões para a prática de natação. A função de hidromassagem e luzes de LED são monitoradas por controle remoto.

Localizado na Vila Santista, em Atibaia (SP), o sobrado novinho em folha, de 410 m², foi concebido para atender ao casal cinquentão e sem filhos que desejava uma morada ampla e com ambientes integrados. O projeto – cuja responsável é a engenheira civil Christiane Audi, à frente da Audi Engenharia, ao lado da engenheira Paula Brugnera, que assina a arquitetura – está inspirado na arquitetura de Santorini, na Grécia, e foi temperado com pitadas de contemporaneidade para criar uma casa clean, iluminada e acessível.

Projetada a partir de blocos cerâmicos, a construção é bem planejada. Optou-se por manter a uniformidade da cor branca nas paredes internas e externas, contrastada apenas pelo preto das esquadrias, para levar modernidade. As ripas de madeira do telhado e dos beirais também aparecem como componentes nos cômodos do andar superior.

O porcelanato com efeito madeirado em paginação escama de peixe conecta os ambientes, incluindo as áreas molhadas, como banheiros e cozinha. Diversas soluções de sustentabilidade também pontuam o projeto. Há economia de energia por conta da incidência de luz natural vinda das amplas janelas e vidros fixos ao longo da fachada. Uma cisterna para armazenar água, aquecimento solar com boiler de 600 l e climatizador solar de piscina completam a proposta. Colaboração: engenheira Priscilla Schneider (cálculo estrutural).

A arquitetura desta residência foi inspirada na arquitetura de Santorini, na Grécia, e foi temperado com pitadas de contemporaneidade para criar uma casa clean, iluminada e acessível.

No conceito aberto do estar, a lareira revestida em elegante mármore contrasta com a rusticidade da parede em tijolinhos claros aparentes. A madeira presente no mobiliário e objetos de decoração são pontos de conforto; os grandes estofados cinzas são focos de contraste no ambiente.

O minimalismo e a predominância de luz natural vinda das grandes janelas marcam o espaço reservado ao home office. As vigas de madeira aparentes no teto dão personalidade, elegância e aconchego. O efeito mais rústico em um ambiente clean equilibra o décor.

Uma parede de vidro conecta a vista do banheiro do casal à área externa da casa. O porcelanato em tom areia usado no piso é o mesmo dentro e fora, criando uma amplitude visual. A bancada clara destaca os metais e esquadrias em preto
Engenheiras Christiane Audi e Paula Brugnera.