logomarca Clube&Casa
Voltar

#Club&Casa Home – Inspiração ancestral conduz o descontraído layout desta morada

Projeto tem influência do estilo de morar nipônico ao apostar na contenção em nome de uma organização espacial mais inteligente.

Texto: Ana Paula de Assis
Fotos: Eder Bruscagin e Giselle Rampazzo (retrato)/Divulgação

O projeto luminotécnico, desenvolvido pelo escritório, brilha no living, com paginação moderna que valoriza o décor: destaque para as luminárias de sobrepor com eletrofita aparente (Ilumine Light).

O projeto assinado pela arquiteta Suellen Volpert Manochio, no Brookiln (São Paulo), teve como desafio imprimir uma atmosfera que refletisse a atual fase de vida da cliente. “Ela desejava uma casa arrojada, aconchegante, com design acessível e que remetesse um pouco à cultura da sua família e das casas do Japão”, revela. Sem muitos móveis planejados ou espaços extras para armazenamento, o apartamento, de 47 m², contemplou uma circulação bem mais fluida para que a proprietária pudesse atuar no home office com praticidade.

No hall de entrada há um cantinho personalizado, com poltrona confortável para leitura. Na cozinha, inspirada em uma casa japonesa moderna, nota-se a combinação do Silestone laranja, armários azul-marinho e revestimento de parede instalado de maneira que o rejunte grosso aplicado entre as peças roube a cena na paginação. Uma parede de cobogó é a responsável por integrar os ambientes; o elemento moderno também filtra a luz natural e parece sob medida para o estar e home office.

O quarto foi pautado no aconchego: a boa sacada para este efeito são os tijolinhos de argila na cor areia. Para o grand finale, destaca-se a varanda gourmet e o bar no terraço – em outras palavras, o espaço mais desejado da casa. A marcenaria cinza ficou bem resolvida ao incorporar bancada para a churrasqueira elétrica embutida e aramado para comportar garrafas de vinho. A ala de lazer ficou ainda mais convidativa com a mesa de jantar e faz jus à frase em neon estampada na parede: keep it simple.

A parede de cobogós, por sua vez, valoriza a luz natural.
A churrasqueira elétrica fica embutida na bancada da varanda gourmet.
De contornos muito simples, sem muitos elementos expostos, a cozinha tem a marcante presença das cores. A porta de alumínio preto e vidro, bem leve (Mayuri Vidros), faz a separação com a área de serviço. Metais: Obra Fácil.
Na outra extremidade do gourmet, a ala especial para refeições possui
mesa com tampo de mármore nero e cadeiras com detalhe
de corda nos braços (Ateliê Petrópolis).
O rosa da parede do quarto foi especialmente pensado para levar a sensação de intimidade, doçura e romantismo. Acima da cabeceira, ainda foram aplicados tijolinhos de argila, pintados no tom areia, com junta seca.
No lavabo, a pedra da cuba, esculpida em granito pitaya escovado (Marmoraria Pedra Julia), chama a atenção e combina com os ladrilhos da parede dentro da paleta branca, preta e, também, cinza.
Arquiteta Suellen Volpert Manochio

Compartilhar Matéria


Continue vendo outras matérias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, de acordo com nossos Termos de uso e Política de privacidade.