#Club&Casa Home – Gourmet saliente revigora os espaços da neutra residência paulistana

Revitalizada e com ares biofílicos, a nova varanda cumpre função dupla e aquece todo o lar.

Fotos: Leo Barbalho (retrato) e Paulo Bau (retrato)/Divulgação

A varanda deveria protagonizar o apartamento de 105 m², na Lapa (São Paulo), onde vivem um jovem casal, a filha pequena e a dupla de Spitz alemães. Para isso, a arquiteta Cilene Dalben logo tratou de integrá-la ao living retirando as portas de correr e promovendo o envidraçamento. Meio varanda, meio sala de jantar, o ambiente também recebeu churrasqueira elétrica, mesa com oito lugares – para receber os convidados –, persianas que controlam a incidência solar (Samira Prado Moda Casa) e uma inspiradora parede verde, com paisagismo vertical permanente, amparada pelo confortável sofá de couro trabalhado em botonês. No rebaixo de gesso, também é digno de ênfase o lustre com globos, emoldurado por cortineiro iluminado, que reforça a contemporaneidade.

Para a liberdade da criança e dos pets, o visual limpo e os móveis e materiais práticos e de fácil manutenção eram essenciais. Dentro disso, vale destacar o mesmo porcelanato (Portilato), com efeito marmorizado (1,20 x 1,20 m), utilizado em todo o piso, o rack em laca brilhante cinza e o imenso e convidativo sofá em L, com uma de suas abas debruçada na parede espelhada. “Também ressalto a escolha de tecidos e tramas, como o linho e o couro, que trazem conforto tátil e visual e remetem ao natural”, comenta a profissional.

Agora também integrada, a cozinha recebeu ilha com bancada de lâmina sintetizada e polida branca (EdGran Mármores e Granitos), que acomoda o cooktop, e, abaixo dela, outra madeirada para as refeições rápidas. Na parede ao lado, o revestimento cerâmico Tamgran Branco (Portobello Shop), com aspecto 3D, finaliza o composé com graça e movimento.

Um painel de MDF padrão madeira (Dell Anno Braz Leme) mimetiza as portas de entrada e do lavabo (foto à direita), além de ocultar fios, cabos de rede e caixa de força. Sobre ele, o painel de mármore Gris Armani (EdGran Mármores e Granitos) sustenta a TV, permitindo que ela seja vista de qualquer parte da área social, incluindo a varanda.
Atrás da cabeceira estofada em linho (Samira Prado Moda Casa) do quarto do casal, há um painel de madeira ripada e espelhos laterais com luzes de LED dimerizadas.
O banheiro da filha recebeu azulejos verdes (Portilato) com assentamento em espinha de peixe. Chuveiro e misturadores, Obra Fácil.
A marcenaria do quarto infantil contempla telhado de casinha em laca rosa
e painel lambril de MDF verde, no conceito de cerca, com LED. Uma placa de drywall recortada em formato de nuvem, com LED embutido, provê a luz geral. Armário, Dell Anno Braz Leme.
Arquiteta Cilene Dalben