#Club&Casa Home – Frequência old school invade apê situado no coração da capital paulista

Este alegre e jovial lar resulta da mescla entre referências retrô, formas geométricas, cores vivas e
soluções contemporâneas.

Fotos: Andrea Nunes/Divulgação

Uma luminária preta, de teto, com spots direcionáveis, ilumina o estar, além da rústica dupla de pendentes com cúpulas de cimento queimado, nas laterais do sofá.

Geometrismo, cores intensas e materiais inusitados invadem a ambientação do primeiro apartamento, de 54 m², de um jovem solteiro que ama arte, leitura e receber, e que desejava morar próximo ao trabalho e à badalação. Sua localização é no bairro da Consolação, região central de São Paulo, mais especificamente num edifício residencial do Grupo Ca’d’Oro. Para começar, a arquiteta Mayara Berzaghi, escalada para o projeto de interiores, assim que recebeu da construtora as chaves do imóvel, eliminou tudo de básico que nele havia. “Os ensejos do cliente eram completamente diferentes dos padrões. Não queria porcelanato, vinílico ou madeira convencional, mas, sim, taquinhos, daqueles pequeninos de casa de vó. Essas foram as palavras dele”, lembra a profissional.

A saga atrás dos tacos resultou na compra de um lote das peças em peroba rosa (madeira que já não pode mais ser extraída) que estava sendo removido de um antiquíssimo escritório. Recuperados, foram instalados em paginação de escama de peixe em quase todos os ambientes da casa, com exceção da cozinha e do banheiro. Com a abertura de um dos quartos, a sala de estar pôde ser ampliada para melhor recepcionar e ganhou sofá, carrinho-bar, manta azul, dupla de quadros multicoloridos e tapete sinuoso (os dois últimos da Foresta).

O grande círculo em tonalidade rosa vai de uma parede à outra na sala de jantar e, harmonizado às cadeiras amarelas, cria um cenário lúdico. O aparador preto e madeirado leva a nuance sóbria à composição, ao passo que kokedamas suspensas dão o toque biofílico.
Detalhado por um marcante traçado geométrico na parede, o canto de estudos e trabalho recebeu escrivaninha em modelo retrô, da mesma cor, cadeira em amarelo vivo, suporte para livros e aconchegante luminária
de chão, com lâmpadas de filamento. O espaço está bem ao lado da cozinha.
Integrada às salas, a cozinha teve o piso revestido por pastilhas sextavadas brancas, que também remetem às antigas construções. A parede principal, que dá suporte aos móveis em preto e branco e à bancada de quartzo cinza, recebeu simpáticos ladrilhos hidráulicos com predominância de azul. Aqui, como na sala de jantar, foram adotados trilhos para maior eficácia lumínica. Todas as peças são da Perfeita Luz.
Somente no banheiro não foi possível dispensar o porcelanato no piso, já que era a maneira mais efetiva de reproduzir o desejado efeito de cimento. O material foi combinado aos azulejos de metrô White das paredes e do nicho sobre o vaso, que recebeu delicadas cantoneiras redondas (Glass e Cia).
Metais dourados (Decora Metais e Louças), em estilo retrô, bancada de
madeira teca e armário laqueado, com puxadores de couro, finalizam
com estilo.
Arquiteta Mayara Berzaghi