#Club&Casa Home – Folhagens com estilo: projeto de linguagem contemporânea parte de uma base neutra para valorizar espaços e cores

A integração dos ambientes sociais também entrou em pauta, já que a família adora reunir amigos e familiares.

Texto: Vanda Mendonça
Fotos: Andre Mello/Divulgação

O estar apresenta uma proposta minimalista, com predomínio do tom de cimento queimado como base para valorizar a madeira, as cores dos tecidos e o próprio paisagismo.

A reforma total deste apartamento de 180 m², localizado na Praia das Astúrias, no Guarujá (SP), deveria considerar três elementos para o casal com filhos: uma identidade contemporânea, o melhor proveitamento possível do espaço e a integração dos ambientes sociais, já que a família adora reunir amigos e familiares. Com essa missão, os arquitetos André Sant’Ana e Bruno Neves, titulares do Studio A+B – Arquitetura e Design, eliminaram algumas paredes e esquadrias para abrir os vãos necessários à integração do setor social.

Em relação à paleta de cores, eles procuraram trabalhar bases neutras, tanto no piso com nas paredes, e explorar diferentes texturas, como o cimento queimado, e tons suaves em cortinas e persianas (InDecor). Esse recurso permitiu dar protagonismo à madeira e aos tecidos em tons mais fortes, como o sofá do estar, as cadeiras em laranja do espaço gourmet ou o paisagismo, que traz sua exuberância verde para dentro da morada.

A iluminação pontual também favoreceu a ambientação, com o uso de luz difusa e sancas que embutem fitas de LED, criando desenhos no teto para delimitar visualmente alguns espaços. Escolhas sustentáveis, como lâmpadas de LED e madeira de reflorestamento, somam-se ao cuidado, já durante a obra, com sobreposição de pisos para minimizar o volume do entulho. A instalação de um triturador na pia da cozinha para reduzir o lixo orgânico coroou essa preocupação tão salutar em relação ao meio ambiente!

Destaque para o projeto luminotécnico, que delimita visualmente os espaços e os pontua com luminárias diferenciadas.
Uma linguagem mais rústica é apreciada na varanda gourmet. O metal – presente na estrutura da mesa, prateleiras e luminárias – quebra a hegemonia da madeira, que compõe o tampo da mesa, banco e cadeiras. O vaso garante a presença biofílica.
Inspirado na vegetação nativa, o lavabo tem um fundo diferenciado graças ao papel de parede (InDecor). Detalhes delicados, como o espelho e as duas luminárias pendentes, aproximam-no da linguagem orgânica.
André Sant’Ana e Bruno Neves, titulares do Studio A+B – Arquitetura e Design