#Club&Casa Home – Espaços harmonizados garantem recursos clássicos e detalhes nobres à clínica odontológica voltada para a estética

Materiais acolhedores e toque feminino também dão vida a seus ambientes.

Texto: Janaína Alves
Fotos: Ana Angelotti/Divulgação

A recepção propõe experiências. O painel floral, a poltrona circular de madeira e os letreiros de neon formam o charmoso espaço instagramável.

Delicada, de perfil feminino e com traços contemporâneos. Assim é a clínica odontológica, especializada em harmonização facial, localizada em Alphaville, Barueri (SP), com espaço projetado
pela arquiteta Milene Mamede, do escritório OlharK Architecture. A cliente sonhava com uma decoração que nada lembrasse a frieza das antigas clínicas. Por isso, nos 52 m² prevalecem materiais e itens que transmitem, ao mesmo tempo, alegria e conforto. Ou seja, madeira nas paredes e teto, flores, recursos de iluminação indireta, além de aplicações em couro. Para dar amplitude visual à metragem, a profissional seguiu uma cartela de cores claras, além de remodelar alguns ambientes com paredes de drywall. No novo layout, um dos lavabos do hall deu lugar a uma sala de esterilização.

O porcelanato calacata foi usado no piso de todo o conjunto, além de uma das paredes da recepção. Essa área foi pensada para evidenciar a logo da clínica no centro do projeto; por isso, os frisos do porcelanato ganharam perfis dourados. O forro foi revestido com piso vinílico (Prime Revestimentos), para proporcionar mais superfícies de visual amadeirado. Uma estrutura metálica suspensa substitui uma provável marcenaria, com equilíbrio e leveza, no cantinho reservado ao café. Tonalidades de rosa e dourado presentes nos detalhes preconizam a delicadeza do projeto.

Colaboração: Giuseppe Scarelli (co-autor).

Boiseries se destacam atrás das poltronas de veludo rosa.
Um painel ripado em MDF faz a dupla função de decorar e dividir o espaço reservado aos atendimentos. As estações de trabalho contam com muita incidência de luz direta e natural.
Os detalhes da remodelagem do lavabo impressionam: o revestimento em calacata gold fundamenta os demais elementos, como a cuba esculpida em onix (Via Marmi Mármores e Granitos), retroiluminada com perfis de LED. Enquanto a madeira dos armários aquece, os metais dourados elevam o padrão.
Milene Mamede, do OlharK Architecture