#Club&Casa Home – Espaço voltado para a adega e varanda com family room concedem graça e bossa na reforma da residência

O convidativo outdoor também conta com área de fogo e deliciosa piscina.

Fotos: Marcelo Marafante/Divulgação

Um pergolado acolhe e delimita a área do family room.

A renovação das dependências cobertas de lazer no lar de um casal, com filha, no Condomínio Euroville, em Atibaia (SP), tinha como premissa a criação de uma adega própria, uma vez que os cônjuges são aficionados aos vinhos e destilados. Outro pedido recebido pela designer Sibele Vilches, contratada para o retrofit dos espaços, realizado em parceria com a NG Engenharia – que, junto à piscina, somam 140 m² –, foi a implantação de um family room na varanda gourmet, que, por sua vez, foi integrado à piscina.

Muito acolhedora, a chamada sala de destilados tomou forma no antigo ambiente de despejo, seguida por uma antessala, com mobiliário em fibra natural e vista para a piscina. Externamente, em comunicação com o recanto das bebidas, está a área de fogo, protegida por pergolado de ferro, com fechamento em vidro e tecido esvoaçante. Seus pufes, poltronas e mesa com lareira embutida replicam a linguagem estrutural dos móveis internos, aqui em versão vazada. Com vidros nas duas laterais, a varanda gourmet teve a churrasqueira e o forno para pizza preservados e envoltos por granito, para facilitar a manutenção.

Ainda na área de preparos, as ripas brancas que recobrem o teto inclinado foram valorizadas pela iluminação em trilhos com spots direcionáveis. A ala com TV e sofá em L está ambientada no extremo oposto.

Da mescla entre o tom borgonha do aparador (em consonância com a bebida à base de uva) e o marfim do Ecobrick Stone, que também reveste a parede do ambiente mais desejado da casa, nasceu a paleta que determinou a escolha dos tapetes, mesas, cadeiras e texturas.
A sala de destilados ainda compreende uma adega isolada por portas de vidro, devidamente climatizada, com marcenaria iluminada e compartimentos para as garrafas de vinho que fazem parte da grande coleção.
Um alongado balcão, com base em Ecobrick Stone e tampo de madeira, estabelece a divisão com a mesa de refeições em madeira rústica, desenhada exclusivamente para a varanda gourmet e acompanhada por 10 cadeiras.
Sibele Vilches Designer