#Club&Casa Home – Espaço corporativo ganha automação, cores e aréas lúdicas para bem-estar dos funcionários
Projeto de reforma de sindicato capricha na acessibilidade, no isolamento acústico e na integração de ambientes.
Texto: Angela Villarrubia
Fotos: : Ricardo Carvalho/Divulgação
Um edifício com mais de meio século de vida, situado no Jardim Faculdade, em Sorocaba (SP), abriga o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, que precisava passar por uma boa reforma e, inclusive, ampliação.
A ideia era deixar o local mais convidativo, com áreas abertas e contemporâneas. O escritório convidado para a tarefa foi o Camila Alamino Arquitetura Nobre, que também assina os interiores. A integração de ambientes foi uma nota importante, além da construção de novos sanitários em todos os andares (com revestimentos da Piso Prime) e da implantação de um auditório no último pavimento, com 146 m2 e capacidade para 126 pessoas.
Por se tratar de um prédio que recebe muitos visitantes, a acessibilidade foi garantida com a instalação de rampas, sanitários U para pessoas com necessidades especiais (PNE), elevadores, portas automáticas na recepção e esquadrias com dimensões adequadas em todo o edifício, além de espaço de circulação apropriado ao redor do mobiliário. “A ideia é abraçar e acolher todos os que chegam ao sindicato”, diz a arquiteta. A automação também foi contemplada, englobando climatização, som, imagem, iluminação e cortinas, entre outros.
Ainda foram implantadas fechaduras biométricas e houve lugar para outras soluções que facilitaram a vida dos funcionários, como a instalação de um arquivo deslizante. Portas e janelas: Construal. Cortinas e tapetes: Requinte Home Decor. Com área total de 3.500 m² e construída de 2.057 m², o térreo mais os quatro pavimentos do edifício também conquistaram a racionalização do gasto energético com a simples troca de toda a iluminação por lâmpadas de LED.