#Club&Casa Home – Escada flutuante inspirada em modelo criado por Santos Dumont é desafio de projeto contemporâneo

Morada respira funcionalidade e rouba a cena com escada que parece flutuar no composé.

Texto: Ana Paula de Assis
Fotos: Gustavo Awad (retrato) e Mariana Orsi/Divulgação

A escada inspirada no modelo criado por Santos Dumont, no living integrado, faz a conexão entre os pavimentos.

O arquiteto Felipe Luciano emprestou sua elegante expertise para conceituar o apartamento duplex, no bairro do Campo Belo (São Paulo). Esparramado em 100 m², o projeto atende a um jovem casal que não poupou esforços para alcançar uma morada funcional.

“A obra foi grande e eliminou todas as paredes não estruturais nos dois andares. Foi exaustivo, mas conseguimos encontrar soluções para todas as questões propostas pelo casal. A mais trabalhosa, sem dúvida, foi a versão que realizamos da escada Santos Dumont”, destaca.

O pavimento inferior tem atmosfera sofisticada, enquanto o superior, a pedido dos proprietários, ganhou terraço com ares mais despojados. Nesta ala superior, os quartos são separados da área gourmet e do pequeno lounge de descompressão apenas por um painel de madeira, que cumpre devidamente a função de dar privacidade à área.

Além da churrasqueira, recebeu um móvel azul feito especialmente para o espaço, com nicho para uma máquina de lavar e secar. Outra interferência agregadora no retrofit foi o acréscimo de mais um quarto com banho na morada, que antes possuía apenas uma suíte.

Para encerrar, o profissional abusou de uma base branca para paredes e piso; a proposta foi reforçar a atemporalidade dos espaços com uma pitada de cor, aqui e acolá, apenas nos móveis e acessórios que podem ser substituídos com facilidade. Tacada de mestre!

A cozinha foi ampliada com a extinção da lavanderia e ganhou bancada e ilha em porcelanato da Portobello Shop Pinheiros.
Tons claros marcam a sala de jantar
O pequeno lounge, no pavimento superior, responde ao desejo do casal de ter um espaço para assistir TV, relaxar, receber os amigos e até mesmo fazer as refeições. A composição informal foi uma opção, assim como limitar a área de circulação.
O lounge está integrado à área gourmet, além da churrasqueira, recebeu um móvel azul feito especialmente para o espaço.
Além da churrasqueira, recebeu um móvel azul feito especialmente para o espaço, com um nicho para a máquina de lavar e secar.
O arquiteto Felipe Luciano