#Club&Casa Home – Equilíbrio entre texturas, materiais e estampas foi essencial para aconchegar este receptivo lar

Sobre o cinza reinante deste apê, os destaques azulados e o conforto da madeira foram balanceados para
alcançar um visual leve e gracioso.

Fotos: Henrique Ribeiro e e JP Image Arquitetura (retrato)/Divulgação

Com 70 m², o novo apartamento de um casal, no bairro Parque das Nações, em Santo André (SP), deveria ser contemporâneo, funcional, claro e com alguns toques de madeira para aquecê-lo. O arquiteto Jorge Felipe Lizier, junto ao sócio Wagner Marques, do escritório Lizier Arquitetura, aderiu a uma paleta de cinzas para trabalhar a base em ton sur ton e produzir detalhes em azul-escuro. A estrela do décor, contudo, é a parede com revestimento 3D branco, da sala de jantar, que, logo após a porta principal, dá as boas-vindas a quem entra na morada.

Em seguida, dois espaços paralelos ambientam o living: o home theater, à frente, e o pequeno estar, atrás, com duas ergonômicas poltronas e um belo móvel que acomoda toda a estrutura do bar, assim como suas taças. Assim, os moradores e visitantes podem assistir TV enquanto apreciam um vinho. No painel clean, cinza-claro, que dá suporte ao televisor e mimetiza o acesso ao dormitório, o detalhe em ripado de madeira, com seus veios marcantes, resplandece, assim como o pilar em alvenaria revestido pelo mesmo material, que estabelece uma subdivisão entre os dois espaços e adentra a varanda anexa.

A retirada da churrasqueira e da pia entregues pela construtora e a integração com o living, conforme solicitação dos clientes, tornaram a varanda um cantinho intimista para conversas entre amigos e deguste de vinhos.

Para a sala de jantar, o pedido foi por uma mesa de seis lugares com cadeiras confortáveis (tudo da Villa
Design Móveis). A esses móveis foram combinados o pendente com globos de vidro e um belo tapete com estampa abstrata nas cores da paleta. Ar-condicionado, SSR Clima; iluminação em forro de gesso, Efeitoluz.
A receptiva varanda, com assentos confortáveis, estampas da natureza e persianas rolô.
Como a exigência para a cozinha era que ela não fosse branca, a sugestão foi alternar na marcenaria o azul ao cinza predominante. O tom vibrante aparece nos armários superiores, de design mais provençal e com puxadores em concha.
Um revestimento vitrificado, com detalhes em prata e azul, veste parte do
banheiro da suíte, trazendo dinamismo. O gabinete foi confeccionado em azul e foi eleito um vaso de tom cinza-claro. Bancada da Marmoraria Pedra Julia.
Jorge Felipe Lizier e Wagner Marques, sócios do escritório Lizier Arquitetura