#Club&Casa Home – Entrelaço natural com a área externa valoriza a ampla morada
Quase todos os cômodos desta casa seguem em cumplicidade com a paisagem verde do entorno.
.
Texto: Giulia Esposito
Fotos: Nani Pontello/Divulgação
Ao decidir fixar morada no arborizado Condomínio Aruã, em Mogi das Cruzes (SP), o jovem casal de proprietários do terreno de 440 m² almejava uma residência integrada à natureza. Projetado do zero pelas arquitetas Emilia e Nicole Fuke, do escritório Arqfuke + Emilia Fuke, o sobrado com 345 m² contempla diferentes volumes; na parte dos fundos estão as áreas gourmet e de lazer, com direito a piscina e pergolado, debruçadas na paisagem verde e livres de barreiras físicas e visuais.
Da mesma forma, boa parte dos ambientes internos foi presenteada por generosos panos de vidro para que o teor biofílico não fosse exclusividade dos espaços de lazer. No caso do living, o material estende-se por quase toda a verticalidade do pé-direito duplo e, com isso, o protagonismo da diversidade verde e da sobressalente luz natural seria suficiente para determinar uma ambientação exuberante. Todavia, as profissionais queriam mais e, assim, especificaram duas poltronas de tom vermelho bem vivo, tapete com estampa marmorizada e o quarteto de obras de arte abstrata multicoloridas, que, também posicionadas verticalmente, enfatizam os 6 m de altura do piso ao teto.
Vistos da face da fachada, os mesmos vidros permitiram a integração da morada com a silenciosa rua onde está situada e receberam a companhia da caixa de madeira em balanço, revestida por porcelanato, que integra o bloco íntimo.