#Club&Casa Home – Em privilegiada região santista, este lar é presenteado com uma paisagem a cada janela

As intervenções tiraram partido da belíssima vista desta cobertura, criando espaços para garantir a diversão dos filhos pequenos e privilegiar o convívio dos adultos.

Texto: Vanda Mendonça
Fotos: Erika Martins (retrato) e Guilherme Pucci/Divulgação

Estar e varanda integrados ganharam painéis e móveis de madeira.

Ao adquirir o duplex de 260 m² – localizado no bairro do Embaré, em Santos (SP) –, o casal desejava o máximo de espaço livre, uma área para os filhos de 3 e 5 anos e muita integração para receber os amigos e familiares com conforto. Os arquitetos e urbanistas Marcela Lamonato e Tiago Caligiuri, da Calamo Arquitetura, eliminaram um dos quartos para ampliar ainda mais o living, já integrado à varanda, criando ali uma solução retangular.

Esse ambiente permitiu a criação de um fluxo mais solto, com poucos móveis e objetos, e foram adotadas cores neutras, valorizando a marcenaria. Materiais naturais nas cortinas e persianas (Santo Linho Neo-Decoração) e peças atemporais em uma composição simétrica definem estar, home theater e jantar. A escada original foi demolida e a nova versão tornou-se a grande vedete do projeto: os patamares de diferentes formatos permitiram algumas criações inusitadas, como “estender-se” para compor a bancada do home office. Ela é em concreto moldado in loco e cada degrau tem um vinco no canto para encaixar o guarda-corpo de vidro.

A cobertura reúne o lazer, com varanda gourmet integrada à sala de TV, além da piscina elevada, cujo acesso recebeu nova escada, adotando o recurso do engaste dos degraus. Toda a estrutura da piscina anterior foi demolida, permanecendo apenas a parte hidráulica.

O jantar foi posicionado de modo a se desfrutar da belíssima vista.
A escada de acesso ao pavimento superior é uma verdadeira escultura, com degraus engastados na alvenaria e guarda-corpo de vidro, para a devida proteção dos moradores.
Na churrasqueira, destaque para o revestimento das paredes, em cimento queimado, valorizando os móveis de madeira. O jogo de cores com o preto está presente nas banquetas e no tampo do balcão de apoio, repetindo-se na mesa com estrutura metálica e nas cadeiras em treliça (foto abaixo).
lazer está concentrado na cobertura, cuja piscina foi totalmente refeita e revestida de branco. Cheia, “fica com a cor do mar do Caribe”. Ela está situada em uma estrutura elevada e o fechamento da parede
inferior oculta a sua profundidade.
Arquitetos e urbanistas Marcela Lamonato e Tiago Caligiuri, da Calamo Arquitetos