#Club&Casa Home – Elementos naturais levam conforto adicional em morada à beira-mar

Os ambientes de convivência deste lar exaltam o conceito de neutralidade e coabitam em harmonia.

Fotos: Saulo Diniz/Divulgação

Embora ladeie a Praia da Enseada, a maior do Guarujá, no litoral paulista, a ambientação do apê de 284 m², pertencente a um casal com filhos, deveria dispensar referências praianas e esbanjar acolhimento e descanso, com sua deslumbrante vista. Na condução do projeto (o quarto realizado para a família), a designer de interiores Paula Leme ampliou alguns ambientes, alterou paredes, deu novos usos a espaços e compatibilizou circuitos elétricos e hidráulicos. Como o edifício foi construído há 30 anos, também foi preciso refazer a tubulação, já que a antiga, em cobre, estava corroída.

A escala cromática de cinzas e amadeirados predomina, com o acréscimo de tons alegres e vibrantes, como no tapete, sofá e poltronas. Parte do mobiliário foi reaproveitada, como a base resinada da mesa de jantar e a mesa de sinuca, item de diversão da família que foi repaginado com um tampo azul. Com base de fibra e cadeiras do mesmo material, a rústica mesa de refeições está centralizada entre os ambientes de estar – internos e externos –, e dela se tem uma inspiradora visão do mar. Móveis, Full House; envidraçamento de sacada, Fazolim Vidros e Espelhos. Uma vez que o pé-direito não é dos mais privilegiados, só alguns ambientes tiveram o teto rebaixado, a exemplo do forro madeirado da varanda. Nos demais, a iluminação (Efeitoluz) foi especificada com trilhos, plafons e pendentes sobrepostos. Portas, Madel. Assistente de obras, Mariana Nogueira.

O mesmo piso marmorizado (Barotti Design Acabamentos) do living foi utilizado na varanda, de modo a inibir o degrau de acesso a ela. A porta-balcão, com seus 7 metros, foi eliminada, e um jardim vertical artificial, com frondosas folhagens, levou vida à composição.
Quando em uso, as bolas da mesa de sinuca seguem sincronizadas com a estampa de poás coloridos do tapete circular do estar. À esquerda está a mesa de jantar, cuja base de resina preservada soma 30 anos de existência.
Um colorido sofá (Unique Mood, assim como as cortinas) foi desenhado pelo escritório exclusivamente
para compor a sala de TV da morada. Uma estampa da Diesel, vista em uma viagem profissional, inspirou
Paula Leme para a criação da peça.
Designer de interiores Paula Leme