#Club&Casa Home – Elementos alusivos ao mar e à natureza compõem um lar apurado e cheio de vida

Com referências biofílicas e litorâneas, este sobrado prestigia as riquezas naturais e o bem viver a partir delas, sem renunciar ao conforto e requinte.

Fotos: Agência Flow (retrato) e Miro Martins/Divulgação

Totalmente aberto, o home theater recebeu, nas costas do sofá, um aparador que serve de apoio também
à cozinha e ao gourmet, além de assinalar a passagem entre os ambientes. Forro: Gesso Gilmar.

Imerso em uma envolvente atmosfera praiana, este sobrado de 307,29 m², que ocupa um terreno de 432,03 m² num condomínio em Indaiatuba (SP), tinha o propósito de acolher um jovem casal sem filhos, dono de uma dupla de cachorrinhos. Em sua construção, a arquiteta Mariana Cristina Trinca, que assina toda a obra, tirou partido das estruturas metálicas, evidenciadas na fachada, que possui brises de alumínio em tom amadeirado paralelos às janelas envidraçadas. Aqui, aliadas aos elementos verticalizados e horizontalizados e aos tons madeirados, as pedras como revestimentos corroboram a leveza.

Internamente, o cimento queimado é pano de fundo para o sexteto de obras com fotografias que formam uma inspiradora paisagem bucólica e adornam o living, em que poltronas e tapete azuis ambientam o cenário alusivo ao mar. Do lado oposto, a estante decorativa cumpre inclusive a função de bar. Um elegante espaço de leitura, formado por luminária de piso e a icônica poltrona Charles Eames, marca a transição para o home theater e, neste espaço, a marcenaria com ripados e prateleiras reforça a linearidade do projeto, ao passo que a presença do azul intensifica a influência marítima.

Comumente inutilizado, o vazio sob a escada que conduz à área íntima foi ricamente ambientado com um revestimento de parede que remete ao fundo do mar, um cativante jardim interno (Super Jardim Decor) com seixos brancos e mesa de madeira que dá apoio a vasinhos e adornos.

Unidos, cozinha e espaço gourmet exibem uma generosa marcenaria de moldes provençais, porém em tom contemporâneo, com direito a churrasqueira a gás, adega e cantinho do café. Ao centro está a grande ilha em mármore branco Paraná (Grupo Geraldini Soluções Personalizadas), com cooktop, pia e bancada de refeições rápidas, acompanhada por poltronas de corda náutica. Coifa: SBC Coifas. Mesa para oito lugares e cadeiras com encosto de palhinha completam a proposta.
Como confirmam a cabeceira estofada em tecido e o rack, o azul é o tom de destaque do quarto, mesclado aos madeirados e acinzentados. Em frente à cama, o painel da TV tem continuidade como estrutura do funcional closet.
O banheiro do casal ganhou uma banheira de imersão que foi acomodada em nicho exclusivo e anexo à área do box, onde há dois chuveiros. A bancada é de quartzo branco e possui duas cubas esculpidas. Piso Pietra Lombarda off white, Portobello Shop.
Revestida em degradês de azul, que sobem até duas das paredes, a piscina possui borda infinita e cascata. Nesta área externa, que fica em frente ao gourmet, há ainda deck com mesinha, para descanso e
contemplação ao ar livre, e muro verde com irrigação automatizada.
Arquiteta Mariana Cristina Trinca