#Club&Casa Home – Do piso ao teto, a madeira é exaltada no lar interiorano de um jovem solteiro

O uso do material natural garante o aconchego deste apê contemporâneo, charmoso e com vista privilegiada.

Texto: Janaína Alves
Fotos: Gara Fotografia/Divulgação

Elegante, a área social aparece integrada. Impossível não notar nas paredes revestidas com madeira
ripada e no requintado espaço do wine bar, ressaltado pela parede com mármore Nero Marquina.

Com o plano de vida solo, o jovem rapaz desejava um projeto despojado, moderno, prático e ao mesmo tempo acolhedor para o novo apartamento de 90 m², localizado em Indaiatuba, interior de São Paulo. O arquiteto Rafael Piccinin, responsável pela reforma, abriu o estar e incorporou totalmente a cozinha à varanda gourmet, tornando a entrada de luz natural e a vista panorâmica, para a área verde de um parque ecológico, um dos pontos altos do projeto.

Paredes em cimento queimado formam a base neutra dos ambientes, mas é a madeira que ganha destaque, abraçando praticamente todos os espaços. Revestimentos ripados circulam a sala de TV e de convívio. O material ainda é visto na cobertura do teto e em grande parte do mobiliário, como nas mesas de apoio na cozinha e de jantar, essa última com seis lugares. O arrojado design do pendente Salice Black quebra a sobriedade com bastante movimento.

Em contraponto ao sofá branco, o wine bar ao lado é revestido por uma imponente pedra em mármore Nero Marquina. Na lateral, um grande painel fotográfico é um elemento que transporta para a natureza. Para compor o toque mais robusto deste ambiente, o arquiteto destacou a Poltrona Ava, do designer Guto Indio da Costa. Já a cozinha foi pautada pela praticidade solicitada pelo proprietário, com eletrodomésticos embutidos.

O acesso aos dormitórios foi camuflado pela madeira ripada (em alta no décor), elemento que continua na suíte principal. Um tecido suave reveste e oferece conforto à cabeceira que toma conta da extensão da parede.

Na sala de TV, a escultura da parede e a luminária conversam de forma afinada.
Prática, a varanda gourmet mantém as linhas limpas de todo o projeto, com destaque para o revestimento do backsplash, que combina com o tom escuro da marcenaria. O banco em vidro foi estrategicamente colocado para contemplar a vista.
Pensando no acolhimento, a suíte mantém a proposta de madeira. A cabeceira foi revestida em veludo verde, enquanto o piso vinílico é gostoso ao tato e prático no dia a dia. O mobiliário preto amarra o espírito elegante encontrado em todo o projeto.
Arquiteto Rafael Piccinin