#Club&Casa Home – Criativa intervenção revela protagonismo inusitado em casa de esquina

Com arquitetura que se destaca pela volumetria, sobrado também ganha aquário embutido em estante repleta de livros e objetos decorativos.

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Robson Salgado/Divulgação

A paixão do proprietário desta vistosa residência são os aquários, e um belo exemplar não poderia faltar na sala de estar com pé-direito duplo: ali, a estante feita sob medida não apenas abriga livros e objetos decorativos (que podem ser acessados por uma prática escada de correr, com rodízios), mas também abre espaço para receber os peixinhos. Trata-se de uma visão relaxante a partir do sofá-ilha, fofinho, ou mesmo da dupla de poltronas de couro.

A arquiteta Camila Castilho é a responsável pelos projetos arquitetônico e de interiores desta nova morada, contratada pelo casal com uma filha adolescente para materializar seus anseios no terreno localizado no Condomínio Terras de San Marco, em Taubaté (SP). No sobrado de 440 m² de área construída e 537 m² totais, eles também queriam uma área social integrada, com pé-direito duplo, e uma marcenaria impactante.

Como o imóvel está em um lote de esquina, Camila procurou valorizar sua volumetria e em pregar acabamentos contemporâneos. “O cliente queria uma fachada em azul mais fechado, então trabalhamos com dois tons no corpo da casa. As vigas e platibandas ganharam cimento queimado e ainda usamos um revestimento cimentício, nos painéis do muro, que imita pedra enferrujada e contrasta com a madeira e o paisagismo”, detalha a profissional.

Um relaxante aquário foi embutido na estante que ocupa todo o pé-direito duplo da sala, chegado ao lado do mezanino protegido por guarda-corpo de vidro.
Neste pavimento superior, atrás da área do móvel, há um home office de tons sóbrios. Revestimentos: Pizzotti.
A cozinha está aberta para o estar, mas pode ser fechada por portas de correr amadeiradas (material que também emoldura os armários e eletrodomésticos), conforme a necessidade dos moradores. Funcional, tem ilha para o cooktop e espaço para refeições, com trio de banquetas de madeira.
No lavabo, as paredes receberam papel com efeito de cimento queimado, exceto na lateral do vaso, que ganhou porcelanato em alto relevo. Espelho, Serralheria Marquezan.
Uma bancada e três banquetas reforçam o número de lugares diante da ala de preparos. O destaque do
ambiente é o painel com quadros decorativos, da coleção do proprietário.
Tanto o espaço gourmet, com seu providencial toldo, quanto a suíte dos proprietários, com esquadrias de
correr, dão para um pátio externo, no piso térreo. O projeto paisagístico é assinado por Georgia Abifadel.
Um painel ripado se destaca atrás da cabeceira da aconchegante cama da suíte máster, ladeada por espelhos que ocupam toda a verticalidade da parede.
Às suas costas está a área do closet, com armários dos dois lados e portas de vidro Reflecta. Uma poltrona de desenho clássico, em couro e com tachinhas, acompanhada de pufe, arremata o conforto do ambiente.
A marcenaria personalizada também fica em evidência na suíte da adolescente, com destaque para a cama “baixinha” e para a estante com linhas curvas. Os pendentes coloridos conferem um ar jovial, enquanto a tinta que imita cimento queimado leva contemporaneidade. A sanca possibilita uma boa iluminação indireta.
Arquiteta Camila Castilho