#Club&Casa Home – Cores vívidas levam personalidade e despojo aos quatro cantos desta morada

Peças assinadas e de valor estético também contribuem ao clima de alto astral.

Fotos: Ronaldo Rizzutti/Divulgação

O living é beneficiado por muita luz natural, que incide por meio das grandes janelas do living.

Apreciador de cores e peças de design, o jovem casal proprietário do apartamento de 200 m², em Barueri (SP), que trabalha em regime híbrido, pediu à arquiteta Laila Siqueira a combinação entre rosa e azul no living, dando a ela abertura para levar aos demais ambientes essa energia colorida. “É uma casa pensada para receber e acolher de forma descontraída, como os moradores são; e, por trabalharem dias da semana em home office, já sabiam que passariam boa parte dos dias no apartamento”, sintetiza a profissional.

Enquanto os tons regentes pincelam pufes, poltronas e almofadas da área social, o verde também tem vez por meio das plantinhas nos vasos. Diferentes texturas foram adicionadas à composição, a exemplo dos tapetes de fibras, da manta de crochê, do lambri de madeira e dos bricks brancos em uma das paredes. Devido à sua amplitude, o ambiente recebeu dois setores, o de estar e o de TV, diferenciados pelo estilo e nível de conforto dos sofás, que, unidos, favorecem as recepções.

Na sequência, a sala de jantar reúne três preciosidades do design: a mesa Paraitinga, de Paulo Alves, o pendente Bossa, de Fernando Prado, e uma cristaleira que simula as típicas cabines telefônicas de Londres. Esta última peça, que já integrava o acervo familiar, trouxe graça extra ao espaço, junto à coleção de pratos decorados que ornamenta a parede do buffet.

O canto da TV ganhou diversos pontos de cor e toque biofílico.
Assim como acontece no gourmet, o revestimento hexagonal da cozinha invade a sala de jantar, unindo-se às réguas madeiradas do piso, em uma composição descolada e concorde.
Sugestão do anfitrião, ladrilhos de três tonalidades – cinza, rosa e off white – revestem o
piso da cozinha, sendo paginados de forma divertida e despretensiosa. A marcenaria provençal segue em tom claro, ao passo que o quarteto de cadeiras carrega a vibração do vermelho em seus assentos.
Em comunicação com a cozinha por portas de vidro canelado, de correr, a varanda recebeu cores neutras e claras – e evidenciou o porcelanato que
envelopa a base da bancada e a área de trabalho. Já existentes, as cadeiras foram laqueadas em um tom que fideliza a paleta vigente.
Multifuncional, o espaço que abriga o home office também é capaz de acomodar um hóspede e, com seu grande armário, estendido de ponta a ponta, ainda é lugar de armazenamento. Aqui, as cores do mobiliário e dos adornos está focada na transmissão de energia e no incentivo aos estudos e ao trabalho.
O painel em L que embasa a cama – e as mesinhas da suíte máster – oculta a marcenaria do closet. A união entre madeira, cabeceira em serralheria e papel de parede que simula colagens, ao mesmo tempo que traduz serenidade, cria um contraste entre materiais considerados quentes e frios.
Bem no centro do banheiro do casal, o pilar e o shaft de infraestruturas incentivaram a arquiteta a criar duas cabines setorizadas – uma para a área molhada, com box, e outra para a área seca, com bacia sanitária –, ambas com portinhas, para aumentar a privacidade.
Laila Siqueira