#Club&Casa Home – Convivência é privilegiada no apartamento que tem vantajosa vista do horizonte

A vista da Serra do Itapeti e o gosto por tons neutros pautaram este projeto, que privilegiou a integração do setor social sem abrir mão da privacidade dos moradores.

Texto: Vanda Mendonça
Fotos: Rita Bonanata/Divulgação

Localizado na cidade de Mogi das Cruzes (SP), este apartamento de 194 m² deveria sofrer as intervenções da arquiteta e paisagista Gerlene Kruse para criar uma ambientação confortável, na qual o casal e seus dois filhos pudessem receber os amigos e preparar algumas comidinhas. O convívio foi garantido com a integração total de sala e varanda gourmet, enquanto a cozinha aberta recebeu uma porta de correr que a liga à varanda, garantindo privacidade, quando necessário.

A profissional compôs pequenos cenários, criando um ambiente maior para o convívio, com um amplo estar e pequenos nichos de convívio: além da lareira e TV, uma mesa para jogo de xadrez, poltronas e um bar garantem o vinho que precede a refeição. A mesa de jantar foi deslocada para a varanda, tirando partido da vista da serra. Na ambientação, as cores neutras predominam, recebendo off white e cinzas para se contraporem ao uso da madeira.

O projeto luminotécnico causa grande impacto pelo efeito de iluminação em camadas, oferecendo diversos cenários conforme o uso dos espaços. A mágica está na automação, que responde pela luz, som e controle da TV retrátil, instalada no teto. O efeito das luminárias douradas arremata a linguagem contemporânea do projeto, como o conjunto de arandelas, instalado na parede de fundo da sala de estar.

No estar integrado à varanda, um espelho ocupa integralmente uma das paredes, ampliando o já generoso living. Os tons claros dos estofados, tapetes e piso (Portobello Shop) são valorizados pela marcenaria, boiseries e luminárias diferenciadas.
Sobre a cabeceira estofada, um espelho dá mais amplitude visual à suíte do casal. A escolha das luminárias recaiu em peças delicadas.
O painel ripado foi pintado de preto, no quarto do filho, e se destaca
sobre o madeiramento que reveste o aposento e dá o tom aos móveis avulsos. A luminária garante o momento de leitura.
O lavabo impacta pela bancada com pia esculpida e barrado lateral em pedra ônix retroiluminada. Destaque, também, para o estofado aplicado ao restante da meia parede e para as luminárias que compõem um jogo cênico com o reflexo no espelho. Há automação para a iluminação e o som, acionada ao abrir a porta.
Arquiteta e paisagista Gerlene Kruse