#Club&Casa Home – Contrastes entre rusticidade e modernidade ambientam novos espaços desta morada
Casa ganha construção extra, com ares rústicos, e aposta em materiais naturais e na sustentabilidade.
Texto: Angela Villarubia
Fotos: Sté Syrio/Divulgação
Com residência no Centro de Ribeirão Pires (SP), um casal jovem com filhos queria um novo espaço com área gourmet, para receber amigos e parentes. O desejo saiu do papel por meio do projeto arquitetônico e paisagístico de Daniel de Oliveira (com gerenciamento de obra de seu sócio, Saulo Gomes Diniz), do escritório Diol Salorsano, com a edificação de um galpão gourmet de estilo rústico, com área construída de 200 m², dividida em dois pavimentos, e pé-direito de até 6 m
No térreo está o bar, espaço de jogos, sala de TV, de jantar, cozinha e banheiros. O andar superior é um mezanino com home office e uma área de descanso. O galpão foi erguido com dormentes de trem comprados em uma demolidora. Essa opção sustentável acabou por tornar o processo um pouco mais demorado, pois era necessário encontrar peças com tamanhos específicos para atender à construção.
A estrutura recebeu fechamento com tijolos de demolição e blocos convencionais. O madeiramento do telhado é feito com peroba rosa, reaproveitada de um antigo galpão fabril, e telhas romanas na cor palha mesclada. Os materiais de demolição ou naturais também estão presentes em elementos da sala, cozinha e área de jogos.
O projeto luminotécnico previu iluminação aparente, em branco quente, com lâmpadas para alcance de pé-direito duplo e projetores de luz. Tudo foi pensado para o conforto dos usuários e para o contraste de claro e escuro, que confere um visual cênico. Fornecedor: Efeitoluz.
Em relação às cores, a ideia era que as dos móveis contrastassem com os acabamentos rústicos. Por isso, as paredes simplesmente receberam brancos e cinzas, com alguma exceção, além dos próprios tons marrons e beges da madeira e dos tijolos.