#Club&Casa Home – Conforto e integração reinam no primeiro apê de um receptivo jovem

O jovem proprietário queria espaços integrados, nos quais pudesse compartilhar os jogos e comemorações com os amigos, sem abrir mão de aconchego, elegância e tecnologia.

Texto: Vanda Mendonça
Fotos: Tom Leal/Divulgação

O estar com home theater (em primeiro plano) é totalmente integrado aos demais ambientes sociais e
notabiliza-se pelo conforto e tecnologia, com projetor instalado no teto, acima do sofá. Para os dias frios,
foi incluída uma lareira ecológica. O jantar recebeu um buffet com um bar (Bontempo – Santos), que em
sua parte superior acomoda a coleção de garrafas do cliente.

Localizado na Ponta da Praia, em Santos (SP), este apartamento com 160 m² foi reformado pela arquiteta e urbanista Giovanna Barbosa, que aproveitou sua experiência como lighting designer para conceber um projeto rico em experiências visuais para o proprietário que conquistava seu primeiro apê. Ela adaptou a planta original para ampliar os espaços, unindo cozinha com área de serviço e integrando estar com home theater, jantar e varanda gourmet.

O convívio com os amigos para os momentos gastronômicos e eventos esportivos definiu a pauta do living, com cores neutras que ganham algum contraste a partir de tons harmonizados. O projeto luminotécnico proporcionou diversas cenas, com luzes indiretas para maior conforto visual, pendentes estratégicos, como aquele sobre o jantar, luminárias de piso e abajures. A automação residencial respondeu por todo o espaço, com recursos que permitem o acesso remoto a áudio e vídeo; os eletrodomésticos são controlados via bluetooth.

Como o morador é adepto da boa culinária, a cozinha ganhou equipamentos de ponta, com bancada e calha úmida acoplada. Armários em laca e sistema de forno combinado complementaram o espaço. Sua extensão é a área de serviço, igualmente equipada com itens de última geração para que o morador pudesse organizar melhor seu tempo. Colaboração: João Vitor Coimbra.

Na varanda gourmet, a indispensável área da churrasqueira.
A suíte máster foi ampliada após a incorporação da área do banheiro social. Com isso, foi criado um
espaço para o home office e um closet. O ambiente recebeu tons mais sóbrios e masculinos, como o
cinza, e sua iluminação também procurou valorizar alguns cenários e atividades.
Outro ponto de destaque do projeto, o lavabo foi valorizado pelos
tons dourados do revestimento (Revestimentta) e pela cuba esculpida em
mármore.
O closet recebeu iluminação indireta, por meio de fitas de LED, e spots voltados para as prateleiras, tornando-o mais funcional.
Arquiteta Giovanna Barbosa