#Club&Casa Home – Confortável refúgio dos gêmeos reúne paleta sóbria e luzes especiais

No quartinho dos bebês, o protagonismo da madeira, as tonalidades básicas e a iluminação intencional foram expressões de ordem para a ambientação.

Fotos: Divulgação

Além de porta-maternidades personalizados para cada bebê, a parede dos berços recebeu um delicado modelo de papel de parede: o revestimento adiciona minipinceladas de cor e dinamismo ao décor.

Doçura, conforto e leveza neutra definem o projeto desenvolvido pelo trio de arquitetos Cadu Mendonça, Daniel Guinsburg e Felipe Martinez, do escritório 4zero Arquitetos, para o quarto dos gêmeos Bento e Manu, em um apartamento no Jardim das Nações, bairro de Taubaté (SP). Os pais desejavam a transformação de um antigo quarto, sem uso, para a chegada dos primeiros filhos e, dentro disso, o melhor aproveitamento dos 12 m² foi determinante na execução do layout.

Acomodada em frente ao rodameio, em lambril de madeira – que transcorre por quase toda a metragem –, a dupla de berços foi conciliada no espaço maior da planta e, acima dos móveis idênticos, um armário aéreo abriga parte de seus pertences. Junto às cores neutras, o uso da madeira no piso e em alguns pontos das paredes levou aconchego ao ambiente.

O projeto lumínico tem destaque na ambientação, com luz indireta em sanca invertida, na marcenaria e em pontos específicos. “O fato de as crianças ficarem boa parte do tempo olhando para o teto foi um dos motivos para definirmos essa parte, com interdependência de cada acionamento de luz e opção de iluminação abaixo do nível dos berços, focada somente na circulação do quarto”, contam os sócios. Câmeras inteligentes de monitoramento completam o conforto do espaço, para a tranquilidade dos pais.

O único trocador do cômodo integra a marcenaria, que ainda soma armário com portas deslizantes, gavetas com puxador cava e nicho superior com porta basculante. O “reduto de higiene” fica entre essas duas últimas partes mencionadas, com direito a prateleiras decorativas e iluminação com perfis de LED.
Do mesmo tom de parte da marcenaria, uma poltrona hiperprática foi especificada para o canto de amamentação, com suportes para copos e mamadeiras na continuidade dos dois braços. Acima dela, outro armário, agora com duas portas e base igualmente iluminada. Também de correr, quando aberta,
a porta de acesso ao quarto fica camuflada na marcenaria.
Arquitetos Cadu Mendonça, Daniel Guinsburg e Felipe Martinez, do 4zero Arquitetos