#Club&Casa Home – Como um afago: ambientes sociais deste apê são estilizados por mobiliário arrojado e confortável

Ampla presença da madeira e peças formosas complementam o combo.

Texto: Giulia Espósito
Fotos: Millene Morette (retrato) e autorais/Divulgação

Sobre a mesa de jantar, dinâmicas luminárias globulares também atuam como peças decorativas. Mesa de centro, com tampo de pedra, e espelho (ao fundo) adicionam organicidade ao composé.

Conforto para os proprietários e convidados resume o conceito da nova decoração realizada pela arquiteta Maryana Ferreira no apartamento de 329 m², em Goiânia (SP), onde um jovem casal, com filhos, passa temporadas, uma vez que reveza esta morada com outra, em Florianópolis. Conquistar o resultado em apenas uma semana era o grande desafio proposto pelos moradores e prontamente aceito pela profissional, que tratou de honrar a confiança e superar as expectativas.

Já existentes na área social, os painéis de marcenaria em lâmina natural que revestem as paredes nortearam a ambientação de estilo contemporâneo e coordenada em tonalidades neutras. Móveis atuais, de traços limpos e leves, aconchegaram os espaços, a exemplo da dupla de poltronas Boto, do designer Maurício Bomfim, que, com assento e encosto estofados em tecido, sugerem abraços bem apertados.

Quase totalmente estofado em tecido caramelo, com exceção dos pés, o curvo sofá segue a frequência acolhedora. Para o tapete, a escolha foi pela clássica estampa francesa pied de poule, que traz descontração e sensação de ambiente alongado. “Sempre levo em conta a teoria da Gestalt (baseada na compreensão do todo, para a percepção das partes), as formas valorizadas e complementares e o uso correto das cores e da incidência de luz”, diz Maryana, também destacando a quebra da monotonia por meio da diversidade dos acabamentos.

Como os proprietários apreciam bastante arte contemporânea, a mesa e o banco Toy, do arquiteto e designer Jayme Bernardo, foram especificados para o estar, instalados ao lado do sofá. De fibra de vidro e com pintura em resina poliéster, as peças acrescentam, simultaneamente, bossa e atmosfera lúdica.
Considerando as limitações de tom que o painel madeirado oferecia, a leveza no set de jantar foi garantida pelo mobiliário de madeira mais clara: mesa Liège, do Studio A, de linhas orgânicas, e cadeiras Delta, de Ibanez Razzera, com assento estofado (tudo da Athenas Móveis).
O toque mais do que especial é dado pela escultural estante Augusta, da designer Larissa Diegoli, estruturada em aço carbono pintado, com apoios de diferentes medidas e telas portuguesas em aros. Às suas costas, o espelho a engrandece, assim como aos demais móveis.
Maryana Ferreira Arquitetura