#Club&Casa Home – Clima de férias invade um lar beneficiado pelo verde que o rodeia

Décor atemporal e contemporâneo flui em harmonia com a natureza que circunda a casa de 450 m² e
três pavimentos.

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: João Paulo Oliveira/Divulgação

Aconchego, tranquilidade e atmosfera de férias eram as premissas para esta nova morada, no Residencial Tamboré 11, em Santana de Parnaíba (SP). Com essa base, a arquiteta Flavia Campos fez o projeto de interiores para o casal com dois filhos, que queria algo sofisticado, porém sem ostentação. “O principal intuito era ter a sensação de estarem sempre de férias dentro da própria casa”, explica a profissional. Para isso, o resultado também deveria ser “funcional e de fácil manutenção”.

O seu grande diferencial é o gourmet com churrasqueira, posicionado dentro do living, que ainda engloba estar/home theater e jantar. Na outra extremidade do ambiente, Flavia implantou uma divisória de marcenaria para ocultar a escada que conduz à área íntima. Este elemento ainda abriga a TV, a modo de painel, e, em sua parte superior, uma charmosa coleção de vasos de barro.

A natureza do entorno participa da decoração, tanto pela visão através das esquadrias, como pelas cores e materiais escolhidos para compor o décor, como a pedra e a madeira. A iluminação foi pensada para manter a pegada minimalista e a distribuição das luzes foi feita para conceber cada ambiente de forma cênica. Iluminação externa e parte da interna: Prime Iluminação. Arquitetura: Eduardo de Abreu. Produção: Sandra Paes.

O uso do vidro em quase todo o perímetro da casa faz um jogo no qual interno e externo se confundem, levando o verde para dentro. Ao fundo, há um espaço para filmes e jogos, destinado aos filhos, que podem transitar livremente, receber os amigos e acessar a piscina. O briefing para o jardim era que fosse tropical, com volume, cores e formas. Trabalho de Marianne Ramos Paisagismo.
A área gourmet fica dentro do living. Todas as portas do imóvel são da Pormade Portas.
Um tom de rosa queimado, chique e acolhedor, valoriza a cozinha e funciona perfeitamente ao lado das banquetas de madeira e das plantas. O espaço foi criado para ser aconchegante e leve, para o café da
manhã.
A natureza também entrou no home office, que ainda faz de quarto de hóspedes. Uma bancada sob a janela, com vista para a mata, permitiu a otimização do espaço e a inclusão de um sofá-cama. Como cenário para
as reuniões on line, há uma cadeira vermelha com mesinha de apoio ao lado, além de diversos quadros que adornam a parede.
Acima da cabeceira estofada da suíte máster há um amplo espelho e um painel de madeira freijó. Esta última, também presente no closet, leva aconchego ao espaço, assim como o carpete, adotado em toda a área íntima. A Wood Mobili forneceu o charmoso banco situado ao pé da cama.
Uma pré-adolescente criativa, que adora plantas, ler e estudar, ganhou o balanço de teto Bubble Chair, um sonho realizado e contraponto às linhas retas do mobiliário. “As texturas foram escolhidas a fim de
‘abraçar’ esta menina que ama ficar em seu quarto”.
O quarto do menino, na época do projeto com cinco anos, deve acompanhar seu crescimento; a transformação ficará a cargo dos objetos de uso da criança, além dos decorativos. Com cores vivas e alegres, conta com bancada para estudos e armário suspenso.
Arquiteta Flavia Campos