#Club&Casa Home – Mobiliário e itens decorativos de acervo familiar ganham novos ares em retrofit

Reforma do apê no bairro do Pacaembu, em São Paulo, reaproveita móveis e peças dos proprietários.

Texto: Vanda Mendonça
Fotos: Nando Carvalho/Divulgação

A iluminação do pequeno trecho rebaixado por gesso, no estar, permitiu a criação de uma luz flutuante, com fitas contínuas de LED. No home theater, destaque para o painel da TV revestido por lâminas de pedra natural.

Localizado no bairro do Pacaembu, em São Paulo (SP), este apartamento foi parcialmente reformado, em parceria, pelos arquitetos Claudia Naressi e Fernando Araújo Gonçalves. Além da renovação dos espaços específicos para o proprietário e sua filha, estavam na lista de desejos a criação de um bar, a integração do social para privilegiar o encontro com os amigos e a preservação, ao máximo, do mobiliário existente, de suas lembranças de viagem e objetos de arte.

Os profissionais reaproveitaram as peças, com interferências em tapeçaria ou marcenaria, restauraram os mármores das áreas molhadas e também o piso original. Partindo de uma paleta de tons neutros, eles procuraram atualizar os ambientes, criando algumas soluções para torná-los mais convidativos. Uma delas foi abrir um vão entre sala e cozinha, integrando-as por meio de um bar – ideal para trocar receitas e drinks com os convidados –, já considerado o lugar preferido do cliente.

Esse novo espaço recebeu prateleiras iluminadas para abrigar obras de arte e objetos trazidos de outras paragens. Esse e outros detalhes personalizam os ambientes, como a unicidade dos revestimentos (entre o painel de TV e o bar, ambos com lâmina natural de pedra) e a criação de pequenos oásis de convívio (como o canto para um chá ou licor, na parede oposta à da TV).

A intervenção foi pontual nas áreas molhadas: no banho principal, a banheira deu lugar a um box, enquanto a cozinha recebeu piso vinílico para reduzir os transtornos da reforma. A limitação do pé-direito exigiu mais recursos do projeto luminotécnico, visando sua melhor distribuição. Na sala, o forro foi rebaixado no limite mínimo para acomodar algumas lâmpadas e fitas de LED. Nos dormitórios, valorizou as cabeceiras das camas para criar cenários relaxantes.

Ao fundo é possível ver o cantinho para um chá ou licor. As peças avulsas do mobiliário (3 Irmãs Cortinas, Móveis e Decorações, que também forneceu as cortinas de tecido e rolô, da Amorim, e a mesa de jantar) delimitam as ambientações.
Os recursos luminotécnicos valorizaram o bar, com destaque para a cristaleira e para a generosa adega, compondo com a bancada e com as
prateleiras iluminadas. A área está diretamente integrada à cozinha. Nesta última, o antigo porcelanato foi revestido com piso vinílico em placas.
A fita de LED na cabeceira da cama cria o efeito de sanca invertida. A deliciosa cadeira de balanço é da 3 Irmãs Cortinas, Móveis e Decorações.
Já o lavabo ganhou destaque com objetos de arte, troca de metais e restauração dos mármores. O banheiro do casal recebeu box e metais pretos, pintura da marcenaria e novo espelho envolto em porcelanato preto com iluminação frontal.
Arquitetos Cláudia Naressi Fernando Araújo Gonçalves