#Club&Casa Home – Bom proveito de metragem maximizou os ambientes desta morada modelo

Com soluções criativas de armazenamento, iluminação impecável e muito bom gosto, projeto valoriza o convívio social neste apartamento decorado.

Texto: Vanda Mendonça
Fotos: Andre Mello e Simone Alves (retrato)/Divulgação

O estar tem poucas peças, para favorecer a circulação. As prateleiras aéreas se unem à bancada do home office, em um desenho arrojado. Elaine Natali Tapetes & Casa.

Quando a arquiteta Cecília Petin, do Arqueria Estúdio, foi acionada para dar o devido charme ao apartamento decorado com 107 m² – na Pompeia, bairro da Zona da Orla de Santos (SP) –, ela incorporou a essa unidade as necessidades de uma família formada por um casal com filho pequeno. Os espaços deviam ser integrados e ter muito aconchego para o convívio familiar, sem abrir mão do bom aproveitamento de cada ambiente e de soluções de armazenamento.

Na cozinha, a implantação de um canto alemão, cujos assentos servem como baú, foi a melhor opção para o rendimento do espaço. Ela foi integrada totalmente à sala, com sofá grande e estante suspensa, criando um canto para o home office. Já a integração entre sala e varanda gourmet – onde está o jantar – é opcional, graças à porta com abertura total.

Na suíte máster com cama queen, mesas laterais e um nicho com prateleiras menos profundas dão apoio à TV. O acabamento reservado às paredes, com pintura marmorato de efeito queimado, facilita a manutenção. No dormitório infantil, os degraus da escada de acesso à cama beliche também são gavetas. Trata-se de uma boa alternativa para driblar o tamanho do ambiente, que ainda conta com três portas (acesso, banho e varanda). A iluminação foi outro recurso adotado pela arquiteta para valorizar o projeto.

O rebaixado em gesso desce para compor o painel da TV.
Já as refeições se valem do canto alemão, cujos bancos são baús.
A suíte infantil representa a máxima otimização de espaço (com o uso de cama beliche) e de armazenamento (com degraus que fazem de gavetas).
Nas cores, o jogo em preto e branco está no banheiro (foto abaixo),
enquanto a parede decorada dá vida ao dormitório.
A cabeceira da suíte máster tem tom amadeirado, compondo com as mesas laterais verdes.
As cores contrastantes também aparecem no lavabo, com um painel verde
executado a laser, da Bontempo – Santos.
Arquiteta Cecília Petin