#Club&Casa Home – Azul e amplitude sob medida promovem o devido conforto a este lar

Na reordenação da área social e da parte externa deste sobrado, tons claros e madeira ditam a harmonia
e o devido aconchego.

Texto: Vanda Mendonça
Fotos: Coh Merlin/Divulgação

A escada de acesso ao pavimento superior era toda vazada e com guarda-corpo em alumínio. Ela foi moldada degrau a degrau, utilizando porcelanato marmorizado e fechando os vãos na parte inferior com gesso acartonado.

O sobrado, localizado em Indaiatuba (SP), passou por reforma no pavimento térreo, com 90 m², e intervenção na área externa, com a incorporação de piscina e área gourmet, totalizando 126 m². Coube ao engenheiro e designer de interiores Pedro Rizzo atender ao programa estabelecido pela proprietária, que desejava que os tons e acabamentos sugerissem aconchego, sem abrir mão do minimalismo, e incluir uma lareira para os dias mais frios.

O azul foi eleito a cor de destaque e aparece em diversos pontos. Nos outdoors, o tom compõe a parede ao lado da piscina, com ladrilho hidráulico, uma proposta que se contrapõe ao revestimento cimentício branco da área de mergulho e natação. Um pergolado externo também ganhou essa cor, que harmonizou com os amadeirados do mobiliário do espaço gourmet.

No estar, a amplitude e o minimalismo obtidos por tons neutros recebeu toques madeirados para garantir o aconchego, da marcenaria ao piso vinílico. Destaque para o projeto luminotécnico, cujos spots articulados de sobrepor, de embutir ou perfis lineares de LED permitem que diversos pontos recebam destaque, como o ripado azul na sala de TV ou o espaço da lareira. Luminárias de piso fininhas completam a iluminação, de cada lado do aparador, assim como o lindo pendente com articulações e bulbos de vidro âmbar que beneficiam a mesa de jantar.

O charmoso living tem suave setorização. A área da lareira recebeu mesa de apoio da Vitrina Design.
O guarda-corpo da escada, de vidro, contribuiu para dar mais leveza visual ao estar, cujos tons neutros estão no piso (vinílico) e nas paredes. Destaque para o painel ripado azul. A iluminação embutida, feita por tiras de LED entre as ripas, gera um efeito surpreendente.
O destaque do lavabo vai para a pintura de palmeiras nas paredes,
com trabalho assinado pela artista plástica Jucriart. As tonalidades
neutras estão no piso vinílico, nas louças brancas e na pedra da bancada
.
Na área externa, além do paisagismo vertical, surge o azul – cor máster do projeto – na parede com ladrilhos hidráulicos; como o revestimento da piscina foi feito com cimentício branco, a incidência de luz
solar e o reflexo dos azulejos matizam a água em diversos momentos.
Engenheiro e designer de interiores Pedro Rizzo