#Club&Casa Home – Apreço por gastronomia levou à construção deste aconchegante espaço gourmet

O sonho dos proprietários era ter um ambiente no qual pudessem compartilhar com os amigos boa comida e um cenário privilegiado.

Texto: Vanda Mendonça
Foto: Gabriela Rossa Drewes (retrato) e Sidney Doll/Divulgação

A madeira define toda a linguagem do projeto, desde a platibanda que emoldura as portas de correr aos lambris aplicados nas paredes. As cores adotadas, como o verde das poltronas e os tons terrosos que remetem às pedras, formam uma composição harmoniosa em meio à paisagem.

Adeptos da gastronomia, os proprietários solicitaram que a arquiteta Ana Alípio substituísse a edícula original da residência por um espaço gourmet independente da casa, localizada na Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz (SP).

Desta forma, poderiam receber os amigos para desfrutar da paisagem proporcionada pelo campo de golfe, sem comprometer a privacidade da edificação principal. Foram incorporados recursos gastronômicos que permitem a prática de diversas especialidades, da parrilha à pizza, além de uma cozinha funcional para os funcionários.

A iluminação é do Studio Deluxe Light Design. A área destinada ao projeto, com 110 m² e pé-direito de 3,30 m, parte de um living com amplas aberturas envidraçadas, que podem permanecer abertas durante o dia. Os materiais adotados nos pisos, paredes e teto respeitaram a linguagem de fazenda do local, resgatando esse ambiente campestre a partir da madeira, das pedras naturais e de tons que evocam diretamente a natureza.

A decoração seguiu a mesma linha, sem abrir mão do conforto e da elegância dos elementos. Toda a área gourmet se concentra ao fundo, acomodando forno de pizza e churrasqueira. Um balcão delimita esse setor, sequenciado pela mesa de jantar para 10 talheres, seguido do espaço de convívio, pautado por sofás, bancos e poltronas.

A mesa de jantar, do designer Giorgio Bonaguro, é complementada por cadeiras do designer Jader Almeida, criando uma ambientação adequada para encontros mais formais. No teto, as colmeias de madeira foram revestidas internamente por papel de parede, da Dela Decor.
O mobiliário respeita a linguagem de fazenda, mas oferece seu ponto de contemporaneidade. Esse é o caso da mesa de centro em latão envelhecido e tampo de vidro e espelho, assinada pelo estúdio Nada Se Leva. Suas formas orgânicas reforçam o conceito de integração.
A vista generosa é o ponto alto do living, projetado para receber amigos e familiares com privacidade. Os tons e as aberturas sugerem total integração com a paisagem do campo de golfe, resgatando o clima de fazenda com sofisticação.
Arquiteta Ana Alípio