#Club&Casa Home – Apê foi transformado em um recanto cheio de lembranças das casas da infância dos proprietários

Planta livre entregue pela construtora, que apenas delimitou as áreas molhadas, auxiliou na acomodação do programa.

Texto: Vanda Mendonça
Fotos: Marcelo dos Santos/Divulgação

A madeira compõe todo o piso do apartamento, garantindo unidade. O azul é destaque na estante com múltiplos nichos, que acomoda objetos afetivos e instrumentos musicais.

Naturais de Salvador (BA), os proprietários queriam incorporar as memórias da casa dos pais ao apartamento de 80 m² localizado no Embaré, em Santos (SP). Foi com essa missão que as arquitetas Roberta Martins, Ana Beatriz Ayrosa Busnardo e Isabella Cardoso, da Tapume Arquitetura, iniciaram a adequação do imóvel novo. Elas aproveitaram a planta livre entregue pela construtora, que apenas delimitou as áreas molhadas, para acomodar o programa, a partir de divisórias de drywall.

Foram definidos os dois quartos, um canto para escritório, uma sala preparada para receber os amigos e uma cozinha-corredor com lavanderia. Nesta última, os armários inferiores foram executados em MDF com padrão em madeira freijó, e os superiores trazem o delicioso verde mint, que remete aos móveis coloridos mais antigos. Na lavanderia, dois padrões de revestimento brincam com o imaginário: o tijolinho verde sobre a bancada de serviço e um floral, ao lado, que sugere um jardim.

O resgate afetivo tem espaço nas memórias de infância, objetos feitos à mão, quadros de amigos artistas, livros e adornos pessoais, além de referências do design brasileiro. A linguagem industrial do edifício ecoou internamente nos elementos estruturais, como o concreto aparente do teto e do pilar principal. Os tons terracota, vermelho queimado e verde valorizam a madeira do piso, destacando ainda mais o azul intenso na estante.

O concreto aparente do teto e as prateleiras elevadas sobre a TV dialogam com o revestimento em tijolinho. A parede recebeu um painel em marcenaria e uma pintura realizada pela muralista Luana Granado.
Uma cozinha corredor garante praticidade de uso e armazenamento, abrindo-se também para o estar com jantar.
O revestimento floral na parede é uma sugestão de um jardim. Os tons terrosos em revestimentos e texturas são um convite às memórias afetivas.
A mesa e as cadeiras do jantar (foto acima) são assinadas pelo designer Paulo Alves, enquanto os pendentes, feitos em cerâmica especialmente para o ambiente, são da artesã Maira Viroli. No quarto do casal, suave cabeceira estofada em azul-cobalto. As cortinas e persianas (InDecor) filtram a luz natural.