#Club&Casa Home – Cor azul pauta retrofit e leva espírito alegre e moderno ao apê

Ambientes com a cor preferida da família e uma deliciosa área gourmet para regozijar o coração são os destaques desta morada.

Texto: Angela Villarrubia

Fotos: Rafael Buso/Divulgação

Com a reforma do apartamento de 278 m², localizado no Setor Bueno, em Goiânia, quase todos os ambientes deveriam exibir a inspiradora cor azul. Esse era o desejo do casal com filho adolescente, que contratou a arquiteta Aline Albieri e as designers Fátima Mesquita e Marcia Albieri (do escritório Alma Arq.Design) para esta e outras tarefas.

Com isso em vista, elas trabalharam com tons claros no piso e nas paredes, como base para incorporar o azul nos móveis, tapetes, portas, azulejos e decoração em geral. Vale ressaltar que os clientes também queriam preservar o mobiliário de sua antiga residência (algum, inclusive, foi reformado). Um projeto luminotécnico rico em detalhes era outro dos pedidos. Dessa forma, a iluminação focada tem como objetivo valorizar obras de arte e painéis decorativos, enquanto a geral adota perfis de LED. Estes últimos também foram empregados na marcenaria, simplesmente visando valorizá-la.

Na parte decorativa, utilizaram pendentes ou peças com muito charme. Um desafio da reforma foi a instalação de uma central de ar que abastecesse todos os ambientes, inclusive cozinha, área de serviço e sala de banho. Porém, a maior dificuldade encontrada durante a obra foi a passagem de 3.000 m de cabos para possibilita a tão desejada automação do ar-condicionado, cortinas, porta de entrada, som e iluminação. As profissionais ainda implantaram gesso, novo contrapiso, substituíram pisos e revestimentos, metais e bacias sanitárias, além de trocarem a parte elétrica. Enfim, vida nova ao apartamento e felicidade para a família!

No local, é impossível não reparar no rubro balanço Pêndulo, assinado por Ruy Ohtake.

Com pé-direito de aproximadamente 6 m, a varanda gourmet é sinônimo de diversão: tem chopeira, cervejeira, adega, churrasqueira, fogão elétrico, televisão, spa de hidromassagem com cascata iluminada, deck amadeirado, plantas decorativas e temperos. Impossível não reparar no rubro balanço Pêndulo, assinado por Ruy Ohtake.

A iluminação realça o home theater, que ganhou peças decorativas circulares, em vários tamanhos, que emitem luz indireta. O ambiente está integrado à sala de jantar.

O aparador com espelho e o buffet são peças que acompanham a moradora há anos, assim como a mesa
de jantar, que foi reciclada para ganhar as tonalidades do apartamento. A cristaleira, por sua vez, tem prateleiras de vidro, fundo espelhado e iluminação.

O painel nos tons azul e dourado, que ainda contorna uma porta da mesma cor, é a grande atração da
cozinha. Os armários têm vidro fumê, perfil preto e caixaria cinza. O projeto de interiores do apartamento foi realizado por Fátima Mesquita.

Uma bancada em ônix retroiluminado, espelho bronze (que ocupa toda a parede sobre o backsplash) e papel de parede escuro compõem o requintado lavabo.

A banheira de imersão foi posicionada no centro da sala de banho para ser sua grande atração. O completíssimo espaço conta ainda com cantinho da beleza com espelho iluminado (à esquerda), área para o sanitário, box de banho, bancada com cuba de ônix e, inclusive, closet. Todos os metais seguem a tonalidade red gold.

A arquiteta Aline Albieri e as designers Fátima Mesquita e Marcia Albieri (do escritório Alma Arq.Design)