#Club&Casa Home – Acessibilidade é a meta em projeto que tem o objetivo de contemplar a moradora cadeirante
Autonomia, segurança e conforto são os pilares para brindar a proprietária com necessidades especiais, de olho na convidativa varanda integrada.
Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Eduardo Pozella/Divulgação
O principal objetivo da reforma deste apartamento em Moema, São Paulo (SP), com 180 m², era
proporcionar acessibilidade à moradora cadeirante, para que pudesse circular com facilidade pela varanda. Para isso, houve o nivelamento do piso entre o espaço com vistas e o living, com o uso de argila expandida, por ser um material mais leve. A arquiteta Gigi Gorenstein, responsável pelo trabalho, implantou ali um aconchegante cantinho com tablado, sobreposto por estofado (G2 Home, assim como as persianas), para que os dois jovens filhos pudessem receber os amigos. Esse recanto também atende às convidadas da proprietária, que aprecia um bom carteado, complementado por sofá e poltronas, além de mesa com quarteto de cadeiras, na outra extremidade.
A arquiteta igualmente reformou os quartos dos filhos, pois os cômodos ainda mantinham uma certa pegada infantil. O ambiente branco pertence ao caçula; ali, um dente “desapareceu” graças à porta camuflada do banheiro e à instalação de um mini closet com iluminação nas estantes. A cama teve a parte inferior aproveitada como espaço de armazenamento, com gavetas e baú.