#Club&Casa Home – Acessibilidade é a meta em projeto que tem o objetivo de contemplar a moradora cadeirante

Autonomia, segurança e conforto são os pilares para brindar a proprietária com necessidades especiais, de olho na convidativa varanda integrada.

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Eduardo Pozella/Divulgação

A sala já estava “ajeitada”. “A cliente apenas pediu para colocar os quadros e fazer a produção; então, realizamos um trabalho com móveis menores e almofadas”, diz Gigi, que deu aquele toque acolhedor ao ambiente.

O principal objetivo da reforma deste apartamento em Moema, São Paulo (SP), com 180 m², era
proporcionar acessibilidade à moradora cadeirante, para que pudesse circular com facilidade pela varanda. Para isso, houve o nivelamento do piso entre o espaço com vistas e o living, com o uso de argila expandida, por ser um material mais leve. A arquiteta Gigi Gorenstein, responsável pelo trabalho, implantou ali um aconchegante cantinho com tablado, sobreposto por estofado (G2 Home, assim como as persianas), para que os dois jovens filhos pudessem receber os amigos. Esse recanto também atende às convidadas da proprietária, que aprecia um bom carteado, complementado por sofá e poltronas, além de mesa com quarteto de cadeiras, na outra extremidade.

A arquiteta igualmente reformou os quartos dos filhos, pois os cômodos ainda mantinham uma certa pegada infantil. O ambiente branco pertence ao caçula; ali, um dente “desapareceu” graças à porta camuflada do banheiro e à instalação de um mini closet com iluminação nas estantes. A cama teve a parte inferior aproveitada como espaço de armazenamento, com gavetas e baú.

A área mais utilizada pela moradora é a do sofá com poltronas. A princípio, não haveria mesa de centro, para facilitar a circulação, mas Gigi conseguiu incorporar uma peça bem estreita (e charmosa), que deixou a passagem livre para a cadeira de rodas.
Na fachada, “quisemos dar um clima de bistrô, de café francês. Propusemos um toldo listrado, em preto e branco, identidade visual e porta mais trabalhada, em tom de verde-água, que conversa com o que foi feito no interior”, lista Milena. Tijolinhos brancos e luminárias de linhas retrô complementam com toque vintage.
O estilo industrial dita o conceito do quarto do primogênito. A área de trabalho é abraçada por uma estante em serralheria, que mescla nichos vazados e aqueles com MDF amadeirado. Entre os objetos em destaque,
brilha uma pequena coleção de carrinhos.
O filho adora super-heróis, o que o fez escolher o quadro do Batman para compor o décor, ao lado do painel amadeirado que sobe até o teto.
Gigi Gorenstein Arquitetura & Interiores