#Club&Casa Home – Ambientes foram beneficiados para acolher um casal da melhor idade no próprio lar

Ampliação, peças funcionais e outras requintadas, além de itens que já pertenciam aos anfitriões, resultaram em muito conforto no lar.

Fotos: Fabricio Farias e Felipe Figueira (retrato)/Divulgação

O ponto alto do living é a parede da TV, que recebeu pórtico de gesso, pintado de preto, como moldura para o painel com revestimento 3D e suporte para os LEDs que o enfatizam. O ambiente possui sistema de home theater, com caixas acopladas no forro de gesso.

Ao deixar o antigo apartamento para residir em um menor – com 120 m², em Santos (SP) –, um casal de aposentados desejava simplificar a manutenção do novo lar e ampliar o aconchego, além de ficar mais perto da praia para caminhar pela orla diariamente. Foi então que os arquitetos Paloma Neves e Marcos Silva, do escritório Notre Arquitetura, assumiram a missão de reformá-lo, remodelando ambientes e privilegiando a decoração afetiva. A exemplo do uso de pisos antiderrapantes nos boxes nos banheiros, com acabamentos de área externa, a segurança também foi priorizada.

Para ampliar a circulação do living, permitindo a inclusão de uma mesa maior, uma vez que a recepção de convidados é muito apreciada, os profissionais quebraram a parede de um dos quartos, que, reduzido, foi transformado em uma rouparia de apoio. Acervo pessoal dos anfitriões, o quadro sobre o sofá ditou a paleta de cores do ambiente, que segue com base em preto, branco, cinza e madeira, além de destaques em azul e amarelo. A iluminação decorativa é feita com fitas e cordões de LED.

Objeto de críticas por parte dos moradores no início, a varanda foi a grande surpresa. Por conta do formato, aos olhos deles, o ambiente parecia não ter potencial de ser bem explorado; após a reforma, acabou se tornando um dos cantos preferidos da morada.

O painel de madeira é o diferencial da sala de jantar. Ele mimetiza o acesso à área íntima e, em uma de suas faces, soma elegantes rasgos iluminados – com mini dicróicas em direções opostas. Mesa e cadeiras de refeições vieram do antigo apartamento.
Uma pequena bancada de pedra, para refeições rápidas, levou praticidade à cozinha, já que os moradores estão habituados a almoçar fora. O ambiente possui duas estações que se comunicam: a de trabalho, com pia, cooktop e eletros, e a área de refeições.
A planta do quarto foi bem aproveitada com a criação de um grande armário que acompanha seus ângulos. A parede da cama recebeu espelho e cabeceira estofada (InDecor), feita sob medida. Por fim, a área de penteadeira ganhou um gracioso espelho com cinta.
A varanda tornou-se alternativa para as refeições com vista para o mar. Multifuncional, recebeu banco de marcenaria com estofado, aproveitando a quina, e bancada, com pia e adega, que é também apoio para o bar.
Arquitetos Paloma Neves e Marcos Silva, do escritório Notre Arquitetura