#Club&Casa Home – A antiga residência, com tijolos aparentes, passou por renovação em seus quatro pavimentos

Localizado em Pinheiros, São Paulo (SP), o imóvel soma 300 m² de área total e 225 m² construídos.

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Studio Mortatti (André Mortatti)/Divulgação

Piso e teto de madeira foram recuperados na área do estar, assim como as atrativas paredes com tijolos originais. O conjunto ainda foi enriquecido com os quadros do acervo pessoal da família, que passaram por restauro e ganharam novas molduras (Arte Própria). Cortinas e tapete, Ogden Persianas e Design.

A casa com mais de 100 anos precisava de uma boa reforma, abrindo possibilidades para uma residência confortável, com bastante espaço de armazenamento e uma cozinha bem equipada – mas que, ao mesmo tempo, mantivesse ao máximo seus elementos originais. Os proprietários, um casal com filhas adultas, solicitaram a intervenção da arquiteta Mara Ramos, que atuou desde a avaliação do potencial de compra até a realização dos projetos de arquitetura e de interiores, que culminaram com reforço estrutural, reforma de ambientes, restauração de materiais originais e decoração. A ideia era mesclar seus elementos originais às soluções contemporâneas.

“Foi preciso inserir fundação, pilares e vigas no conjunto para comportar as novas atividades e usos da casa. Fizemos lajes de concreto em alguns pontos em que haveria sobrecarga – para atender uma nova garagem, reservatórios de água com dimensionamento adequado e banheira”, assinala a profissional. Afinal, o desafio foi pegar a centenária planta original do imóvel e adaptá-la aos tempos atuais. “Há um século, a ideia de ter um carro dentro de casa era distante; hoje, é um fato indiscutível”, sorri. Portas brancas, Pormade Portas Pinheiros; boxes, marquises e espelhos, Casa Dekora. Colaboradores: Maraisa Ramos, Tatiane Vieira, Beatriz Mouzinho, Fernanda Ferreira e Victória de Lima.

A escada de madeira conversa com o layout da sala, reforçada pelo charme dos tijolos aparentes.
A marcenaria de tom suave agrega bastante espaço de armazenamento.
O escritório e o closet da moradora estão situados no contexto da suíte do casal. Os espaços têm conexão visual com o jardim, o que transmite conforto e uma ótima iluminação natural. .
Ao fundo, o banheiro foi separado por uma porta em serralheria. “Tivemos que fazer um reforço estrutural nesse espaço, já que os clientes queriam uma banheira”, diz a arquiteta, que ainda implantou sobre esta última peça uma charmosa luminária pendente (Shopping dos Lustres) com uma pitada de design oriental.
O desenho original do telhado foi explorado no quarto do casal, “o que levou uma atmosfera única ao ambiente”.
A cozinha e a varanda gourmet são extensões naturais uma da outra, com piso de porcelanato texturizado conectando-as. A ampla bancada em lâmina sinterizada tem funcionalidades para facilitar o dia a dia dos moradores, como a ducha com água filtrada próxima ao fogão. A marcenaria, com molduras em todas as portas, ganhou MDF texturizado que remete a um tecido, puxadores em porcelana e, pontualmente, mãos-francesas pintadas. Banco estofado, mesa e uma dupla de cadeiras com palhinha completam o ambiente.
Mara Ramos Arquitetura e Design