#Aqui tem design – As cerâmicas lúdicas e coloridíssimas da artista plástica Naomi Peterson; confira na coluna de Beto Cocenza

Por Beto Cocenza*
Fotos: Cris Vidal (retrato)/Divulgação.

Uma das lúdicas criações de Naomi Peterson, que costumam remeter a elementos da natureza ou até mesmo guloseimas de encher o olhos.

A designer norte-americana Naomi Peterson dedica-se à produção de potes, bowls, xícaras, taças e vasos produzidos em cerâmica – de forma unitária e exclusiva. Suas argilas são manipuladas de várias formas, amassadas, espremidas, prensadas e cozidas em várias temperaturas. Ela pinta suas peças com cores vibrantes e, ao mesmo tempo, aveludadas, utilizando elementos comuns da natureza – como flores multicoloridas que lembram as do maracujá, camélias e orquídeas –, além de bolos, cupcakes e confeitos que remetem aos granulados de nossos deliciosos brigadeiros, com cores e texturas variadas. Pequenos formatos geométricos, trabalhados como apliques, também estão presentes com frequência em suas obras.

Naomi domina as técnicas da cerâmica como ninguém – não era de se estranhar –, com formação e pós-graduação na área: fez o curso de cerâmica e residência em importantes universidades de arte dos Estados Unidos. Atualmente é professora no The Glassell School of Art. Seus potes são verdadeiras obras de arte, para colecionismo e utilização. Este encontro entre design e arte é muito bacana, e são fascinantes as possibilidades funcionais das peças. “Quero que o espectador se conecte com esses objetos, em vez de vê-los apenas por sua utilidade, seja decorativa ou funcional”, diz Peterson.

@n.ceramic

*Idealizador do BOOMSPDESIGN, patrocinado pelo Club&Casa Design