#Conteúdo e Visibilidade – Reforma de consultório garantiu mais acolhimento para pacientes de TEA e TDAH

Em Manaus, a designer de interiores Tássia Santos tirou partido da marcenaria para renovar a sala de atendimento infantil, proporcionando tranquilidade e criatividade

No consultório, a árvore em MDF iluminada com LED é destaque do projeto de interiores

Assinar projetos de design de interiores para clínicas e consultórios de saúde é o foco atual do escritório Tássia Santos Interiores, que decidiu se reposicionar no mercado após dez anos atuando na área residencial e comercial. Formada pela faculdade Martha Falcão, em 2011, ela acumula especializações em Arquitetura, Paisagismo e Iluminação pela Fametro.

No projeto Consultório de Fonoterapia, Tássia tirou partido da marcenaria como elemento central da reforma. “Minha cliente queria algo que chamasse atenção logo na entrada da sala de atendimento. Então, criamos uma árvore em MDF fixada na parede, toda iluminada, envolvendo uma parte do teto”, conta a designer.

Apesar da reforma não ter envolvido muitas modificações no espaço, a marcenaria conseguiu suprir as necessidades da cliente, uma jovem fonoaudióloga, de 30 anos, especializada no atendimento de pacientes com dificuldades na fala, transtorno do espectro autista (TEA) e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

“O projeto se dedicou a oferecer soluções que proporcionam aos pacientes segurança, além de um espaço organizado e sem muitas distrações, bem diferente do que costumamos ver por aí, com muitas cores fortes, personagens e elementos lúdicos”, comenta Tássia.

No consultório, foi instalada uma cortina do tipo blackout para evitar que o acesso visual à área externa fosse motivo para a perda de atenção dos pacientes durante as consultas e sessões de tratamento. “Nesse sentido, a decoração desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente acolhedor, que estimule a imaginação e ajude a reduzir a ansiedade das crianças”, avalia Tássia.

Tássia Santos

Serviço: