#Conteúdo e Visibilidade: reforma e modernização do espaço corporativo da Cardan Nordeste unem funcionalidade e identidade
Fernanda Durães é arquiteta urbanista formada pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Com uma trajetória marcada por grandes mestres, como Ariano Suassuna, traz na bagagem a experiência do ateliê de arquitetura e uma escuta ao lado humano dos projetos.
À frente de um escritório que atua com projetos residenciais e corporativos, vive um novo momento na carreira, com pós-graduação em neuroarquitetura. Para Durães, cada projeto é uma construção feita junto com o cliente, com significado e propósito.

Localizado em um galpão de 1.277 metros quadrados, o novo espaço da Cardan Nordeste passou por uma reforma completa, unindo funcionalidade, identidade visual e conforto.
O projeto surgiu a partir da indicação do contador da empresa à arquiteta Fernanda Durães, que, após uma primeira reunião e apresentação da proposta, assumiu a missão de transformar o ambiente em um reflexo da nova fase da marca.

A empresa, que tem raízes familiares e cresceu com o trabalho conjunto de irmãos e tios no setor de equipamentos para transporte de cargas pesadas, vive hoje um momento de expansão.
O objetivo era atualizar o espaço sem romper com a identidade da marca, mantendo as cores e a essência, mas com uma linguagem contemporânea. Para isso, a arquitetura foi trabalhada em parceria com uma equipe de design e um especialista em franquias.
Dessa forma, o ambiente corporativo foi redesenhado com base em linhas modernas e limpas. A arquiteta, então, buscou um equilíbrio entre a estética industrial e a praticidade, com materiais de fácil manutenção.
O piso em porcelanato com textura de cimento foi escolhido para camuflar as impurezas, enquanto portas em tom de preto reforçam a proposta de modernidade. A opção foi por um padrão intermediário, com referências industriais, mas sem excesso de instalações aparentes.

No layout, o conceito aberto prevalece no escritório, favorecendo a integração entre as equipes.
Ainda assim, há espaços privativos, como as salas dos proprietários, que contam com elementos personalizados, como um aquário e vista para a oficina, permitindo uma visão ampla das atividades.
Além disso, mobiliários planejados compõem o espaço e, para garantir durabilidade, receberam proteção emborrachada preta.

O projeto também inclui áreas voltadas para o bem-estar dos colaboradores, como lounge, copa e cozinha, além de uma ampla sala de reunião com acessibilidade e capacidade para receber grandes grupos.
A iluminação foi cuidadosamente planejada, com perfis de LED e pendentes com estética industrial, criando uma atmosfera acolhedora e moderna.
A área externa, embora compacta, recebeu atenção especial com um projeto de paisagismo assinado por Luciano Lacerda.
Com um visual clean e estratégico, o espaço conta com jardineiras, palmeira manilla G e podocarpo, contribuindo para a sensação de frescor e leveza, e complementando a proposta de uma arquitetura funcional, acolhedora e alinhada aos novos rumos da Cardan Nordeste.

SERVIÇO
Nome do responsável pelo projeto: Fernanda Durães
Metragem do projeto: 1.277 m²
Nome do projeto: Cardan Nordeste
Endereço do escritório: Rua do Brum, nº 248, Recife Antigo – Recife/PE
Telefone celular: (81) 99963-7666
Instagram: @fernandaduraes_arquitetura
E-mail do profissional: [email protected]
Por Caroline Knup Tonzar
Fotos: Talita Araújo
*As informações necessárias para a matéria, assim como as imagens para ilustração, são de responsabilidade do entrevistado.