#CONTEÚDO E VISIBILIDADE: Hospital em Manaus ganha 24 leitos pediátricos de UTI com projeto da arquiteta Adrianny Lagares Domingues
Por Giuliana Capello
Fotos: Arquivos pessoais e Tay e Marcelo Matos fotografia (retrato)
Na ala pediátrica Happy Day, a arquiteta deu cor aos ambientes com adesivos que falam de brincadeiras infantis
Manaus viveu no final de maio e início de junho um estado de emergência na Saúde com a alta no número de casos de síndromes respiratórias entre crianças. Para atender a demanda, a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (via Governo do Estado), reformou áreas internas para ampliar o número de leitos pediátricos de UTI. A adequação de urgência conseguiu entregar duas novas alas infantis: a Ala Happy Day, com dez leitos entregues em 15 dias, e a Ala A(mar), com 14 leitos ativados em 20 dias.
Os dez leitos da ala Happy Day foram transformados em apenas 15 dias
A arquiteta Adrianny Lagares Domingues, especialista em gestão de obras públicas e reformas de hospitais, concebeu o projeto de readequação dos espaços. Ela é gestora e supervisora da Vale do Rio Verde Construções, responsável pela gestão de mais de 125 escolhas e mais de 35 reformas em hospitais na capital e interior do estado. “Nasci em Goiânia e herdei do meu pai essa paixão por construir. Passei por várias graduações, Artes Plásticas, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e hoje curso Engenharia Civil”, conta.
Nova pintura e adesivos nas paredes renovaram o espaço, criando a ala infantil Happy Day
Nesse projeto mais recente, ela sabia que tinha o tempo como maior desafio. Era preciso agir rápido. O espaço funcionava como uma ala adulta e foi necessário fazer diversas adequações hidrossanitárias, elétricas, ajustes e pinturas nas esquadrias, paredes, teto e bancadas, além do polimento e resinamento do piso existente. “A maior mudança, no entanto, foi a personificação com temática lúdica e infantil, para que as crianças pudessem ser atendidas em um ambiente mais leve”, explica a arquiteta.
Na Ala Happy Day, ela buscou a temática de um dia Feliz, dando ênfase a brincadeiras infantis. Cada leito recebeu o nome de uma brincadeira infantil, com uma plaquinha na porta explicando sua origem e a forma de brincar.
Detalhe da ala pediátrica A(mar), inspirada no universo marinho e no afeto
Já na Ala A(mar), o conceito foi inspirado no mar, no amor e na imaginação. “Pensei em um espaço infantil que unisse o universo encantado do mar com o sentimento de amor, acolhimento e afeto”, comenta.
Nesta ala A(mar), adesivos e nova pintura também foram a solução eficaz para uma renovação rápida do espaço
A proposta era criar uma experiência sensorial, lúdica e educativa, onde cada elemento faz referência tanto ao oceano quanto ao amor, promovendo pertencimento, diversão e desenvolvimento. A paleta de cores em tons de azul, verde-água, areia, bege, branco, coral, rosa e amarelo remete a elementos da natureza, com aconchego.
Detalhe das plaquinhas instaladas nas portas dos leitos, cada uma com o nome de um animal marinho
“Para transformar o espaço em tão pouco tempo, usamos soluções rápidas, como adesivagens, placas personalizadas, móbiles suspensos com peixinhos e frases de afeto”, afirma Adrianny, feliz com o resultado.
Arquiteta Adrianny Lagares Domingues
Serviço
Adrianny Lagares Domingues | A3 Arquitetura & Construção
Endereço: Rua do Inglês, 2, Quadra 16, Lt 2, Novo Amazonas Iranduba, Manaus
Telefone: (92) 99214-0698
E-mail: [email protected]
Instagram: @a3arquinteriores, @a3gestaoobras e @adriannylagares
Nome do projeto: Alas Infantis Happy Day & A(mar)
Metragem: 450 m²