#Club&Casa Home – Setorização de ambientes garante privacidade para família em morada na cidade de Vororantim (SP)
A casa nova com quatro pavimentos teve projeto assinado pela arquiteta Andrea Carvalho
Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Elson Yabiku e Ronald Mennel (retrato)/Divulgação
Uma escada com efeito de cascata (à direita) é o destaque da sala de jantar. Seu vão abriga uma adega de vinho, toda de vidro transparente e climatizada. A grande mesa para dez pessoas é em laca alto brilho e vidro extra clear pintado em branco polar. As cadeiras são assinadas pelo Jader Almeida.
O casal com filhos queria uma casa integrada, mas com recursos que garantissem a privacidade. Para isso, a arquiteta Andréa Carvalho, responsável pelo projeto de interiores e pela adequação da residência, optou por soluções para setorizar os espaços, como os painéis giratórios entre a área de jantar e o home theater.
Com 480 m² de área total e 330 m² construídos, a parte estrutural também passou por modificações: Andréa alterou colunas na fachada lateral e fez mudanças nas aberturas dos vãos para instalação das esquadrias entre a cozinha e a piscina, assim como no banheiro máster, para melhorar a ventilação.
Uma das paredes da fachada recebeu cimento queimado e resina fosca, aplicada por cima; em outra, textura da Boutique das Cores (adquirida na Ibicolor Tintas) protege contra as intempéries. Também foram especificadas esquadrias (Construal) com pele de vidro reflecta champagne. No interior, a profissional integrou a cozinha à área gourmet e as setorizou marcando diferença no nível das bancadas.
O projeto privilegiou as lâmpadas de LED, para racionalização do gasto energético, além de aquecimento solar e energia fotovoltaica. A residência também foi automatizada com sistema acionado por comando de voz, internet e celulares. Colaboradoras: Monica Bouzada, Aline Monteli e Ellen Nunes.
A cozinha foi integrada ao espaço gourmet, torrnando tudo muito prático. A ilha, com cooktop e pia, ganhou mesa madeirada acoplada, para as refeições do dia adia. Granito da Marmoraria Teixeira.O banheiro máster recebeu porcelanato calacata, com bastante movimento, e toque de madeira por meiodo painel ripado, para aquecer. Um biombo em pele de vidro garante mais privacidade ao vaso sanitário. O armário superior, com portas espelhadas, facilita a organização da bancada. Na área molhada há uma cascata, para um banho mais relaxantee massageadoO revestimento cimentício 3D, na suíte máster, foi pintado da mesma cor que as demais paredes, enquanto a poderosa cabeceira tem 1,80 m de altura. À sua frente, uma área elevada forma o spa com banheira; ali, o porcelanato que imita madeira, no piso e no teto, delimita uma espécie de caixa.Um espaço para bater papo ganhou cadeiras esculturais e uma luminária de piso com um twist em sua base. Ao fundo, os painéis giratórios podem ser utilizados totalmente abertos, semiabertos ou fechados, e resguardam a sala de jantar do home theater, e vice-versa.Um espaço para bater papo ganhou cadeiras esculturais e uma luminária de piso com um twist em sua base. Ao fundo, os painéis giratórios podem ser utilizados totalmente abertos, semiabertos ou fechados, e resguardam a sala de jantar do home theater, e vice-versa.A cuba esculpida do lavabo aloja um nicho decorativo e, ao mesmo tempo, funcional.Ainda no banheiro foram colocados seixos pretos. Na foto ao lado, este outro espaço, sóbrio e contemporâneo, tem cuba de piso e torneira instalada no espelhoA arquiteta Andrea Carvalho