Visual Merchandising: você já ouviu falar disso?

Visual Merchandising: você já ouviu falar disso?

Há anos o conceito de Visual Merchandising vem sendo difundido no Brasil e sua aplicação já é notada em diversas áreas de atuação, como marketing, moda, arquitetura. Mas você sabe o que é isso?

Visual Merchandising pode ser definido como um conjunto de fatores que, aplicados a um estabelecimento comercial, podem contribuir para promover uma marca e seus serviços, alavancar suas vendas, fidelizar clientes e atrair um novo público.

Quantas vezes já entramos em uma loja e tivemos vontade de gastar uns minutos a mais olhando cada um dos produtos que havia ali?

Um ambiente planejado com base nos conceitos do Visual Merchandising possui características que despertam sensações em seus visitantes. Estas sensações despertam reações ou comportamentos que podem ir desde uma maior permanência na loja até o ato de compra de um produto.

As características dos espaços físicos se compõem com a aplicação de uma boa iluminação, com o uso correto da cor e dos aromas, escolha acertada das músicas e do mobiliário. As boas sensações são aquelas despertadas pelos cinco sentidos, como o olfato (um bom cheiro), a audição (um som agradável), o tato, ou mesmo as sensações de prazer, relaxamento, conforto. As reações ou comportamentos desejados pelo estabelecimento podem ser a aproximação, o toque nos produtos, uma maior permanência no espaço, a abordagem do vendedor, o questionamento sobre algum produto, a compra. 

Estudos revelam que 85% das decisões de compra são tomadas dentro do ponto de venda. Na maioria das vezes, o cliente entra na loja sem a intenção de comprar, mas a experiência que terá dentro do estabelecimento o fará tomar a decisão de efetivamente comprar ou não. Assim, o bom estabelecimento comercial é aquele que proporciona boas experiências de compra a seus clientes.

Uma única “boa” experiência de compra - diferente e agradável - é suficiente para satisfazer e fidelizar um cliente. Cliente fidelizado contribui com a divulgação da marca e seu consequente fortalecimento no mercado.  Assim, o Visual Merchandising passa a ser uma ótima ferramenta para fortalecer um negócio, cativar os clientes e despertar neles a sensação de compra. Afinal, vender mais é o objetivo de qualquer estabelecimento comercial, não é?

Jordana Gabrielli

Por

Jordana Gabrielli

Drywall permite obra rápida, limpa e racional

Drywall permite obra rápida, limpa e racional

  *A foto de abertura acima é do Teatro Mariinsky, na Rússia   Agilidade na execução, controle de orçamento, melhor gestão dos materiais e organização no canteir...

Movelarias de planejados investem em estratégias para garantir segurança a consumidores

Movelarias de planejados investem em estratégias para garantir segurança a consumidores

    Quem compra móveis sob medida se planeja para ter a casa dos sonhos e não para dores de cabeça. Mas fato é que no país, a cada ano, cresce o número de reclamações...

Lojas especializadas em colchões garantem sono tranquilo

Lojas especializadas em colchões garantem sono tranquilo

      Passamos um terço de nossas vidas dormindo e, por isso, prestar atenção onde se passa a noite é fundamental para evitar uma série de problemas de saúde, que vão da...

LED: de coadjuvante a protagonista do mercado na velocidade da luz

LED: de coadjuvante a protagonista do mercado na velocidade da luz

* imagem meramente ilustrativa: design de Marcel Wonders - Moooi   O crescimento da iluminação por LED no Brasil sempre foi tratado por especialistas como caminho sem volta. Tendência irreversível qu...

Versáteis e bonitas, esquadrias de alumínio precisam seguir normas técnicas

Versáteis e bonitas, esquadrias de alumínio precisam seguir normas técnicas

    Utilizadas em larga escala no Brasil, as esquadrias feitas de alumínio possuem múltiplas vantagens, que vão da durabilidade, leveza e resistência à corrosão até os bem-vin...

Empresas especializadas: o segredo da reforma sem dor de cabeça

Empresas especializadas: o segredo da reforma sem dor de cabeça

    Reforma de casa é sonho de muitos que acaba virando pesadelo de alguns. Isso porque repaginar o lar requer organização e planejamento para evitar surpresas desagradáveis que vão muito...