Sete projetos que são o futuro da arquitetura – Parte I

Sete projetos que são o futuro da arquitetura – Parte I

Mais do que tendências, a arquitetura contemporânea apresenta projetos únicos e que podem mudar a visão de ambientes que virão a ser construídos. Esse é o mote de um artigo publicado no The Huffington Post, chamado “The Architecture of the Future is Far More Spectacular than You Could Imagine”.

O texto traz catorze projetos que utilizam conceitos inovadores e que possuem todos os aspectos necessários para transformar a arquitetura e o design mundiais. Para apresentar melhor cada uma dessas obras, o Club&Casa fará duas postagens trazendo-as para você. A primeira parte da lista começa agora:

Pontes sinuosas: mais do que construções para fazer com que pessoas e automóveis passem por porções d’água, tornou-se importante criar espaços cheios de curvas para dar a impressão de movimento. Um projeto sobre o rio Dragon King Harbour, na cidade chinesa de Changsha, deixa isso bem claro.

Giros: falamos de movimento no tópico anterior e eles seguem agora, mas de uma maneira distinta. Não é apenas dar a impressão de que algo está se mexendo, são prédios giratórios de fato. Com pavimentos que rotacionam, um prédio em Dubai projetado pelo arquiteto David Fisher é um ótimo exemplo disso.

Parques fechados: não, não falamos de espaços temáticos; mas, sim, de parques com temperatura controlada e que não agridem o meio ambiente. O Zaryadye Park, novo espaço de Moscou (o primeiro em cinquenta anos), foi projetado para seguir aberto ao longos dos rigorosos invernos russos e conviver com quatro vegetações distintas.

Invisibilidade: é a realidade, não um filme de ficção científica. Seja em telões de LED que enviam imagens para a superfície reflexiva da construção ou seja com madeiras revestidas com filme espelho (como esse celeiro em forma de paralelogramo de um escritório de Nova York), prepare-se para vários projetos como esse.

Resistência à tragédias naturais: tsunamis, terremotos, furacões, queimadas... mais que a segurança em áreas risco, o conceito tornou-se também arquitetônico. Concebido por habitantes da ilha de Dauphin Island (no estado americano do Alabama), o bunker é um ótimo exemplo disso.

“Capas” para prédios gigantes: refletir o cenário externo no qual arranha-céus estão envoltos é uma vontade comum a boa parte dos arquitetos dos mesmos. Construção mais alta do mundo (com cerca de 800m), o edifício Burj Khalifa, em Dubai, já conta com uma “roupa” nesse estilo.

Sustentabilidade: em voga em todo o planeta há anos, o conceito cada vez mais chega à arquitetura. Um dos projetos que mais coloca em prática essa tendência é o da revitalização da usina térmica de Wedel Vattenfall, na Alemanha. Ela será revestida de trepadeiras onduladas, revertendo o C02 em ar puro.

Club&Casa Design

Por

Club&Casa Design

Drywall permite obra rápida, limpa e racional

Drywall permite obra rápida, limpa e racional

  *A foto de abertura acima é do Teatro Mariinsky, na Rússia   Agilidade na execução, controle de orçamento, melhor gestão dos materiais e organização no canteir...

Movelarias de planejados investem em estratégias para garantir segurança a consumidores

Movelarias de planejados investem em estratégias para garantir segurança a consumidores

    Quem compra móveis sob medida se planeja para ter a casa dos sonhos e não para dores de cabeça. Mas fato é que no país, a cada ano, cresce o número de reclamações...

Lojas especializadas em colchões garantem sono tranquilo

Lojas especializadas em colchões garantem sono tranquilo

      Passamos um terço de nossas vidas dormindo e, por isso, prestar atenção onde se passa a noite é fundamental para evitar uma série de problemas de saúde, que vão da...

LED: de coadjuvante a protagonista do mercado na velocidade da luz

LED: de coadjuvante a protagonista do mercado na velocidade da luz

* imagem meramente ilustrativa: design de Marcel Wonders - Moooi   O crescimento da iluminação por LED no Brasil sempre foi tratado por especialistas como caminho sem volta. Tendência irreversível qu...

Versáteis e bonitas, esquadrias de alumínio precisam seguir normas técnicas

Versáteis e bonitas, esquadrias de alumínio precisam seguir normas técnicas

    Utilizadas em larga escala no Brasil, as esquadrias feitas de alumínio possuem múltiplas vantagens, que vão da durabilidade, leveza e resistência à corrosão até os bem-vin...

Empresas especializadas: o segredo da reforma sem dor de cabeça

Empresas especializadas: o segredo da reforma sem dor de cabeça

    Reforma de casa é sonho de muitos que acaba virando pesadelo de alguns. Isso porque repaginar o lar requer organização e planejamento para evitar surpresas desagradáveis que vão muito...