Visual Merchandising: você já ouviu falar disso?

Visual Merchandising: você já ouviu falar disso?

Há anos o conceito de Visual Merchandising vem sendo difundido no Brasil e sua aplicação já é notada em diversas áreas de atuação, como marketing, moda, arquitetura. Mas você sabe o que é isso?

Visual Merchandising pode ser definido como um conjunto de fatores que, aplicados a um estabelecimento comercial, podem contribuir para promover uma marca e seus serviços, alavancar suas vendas, fidelizar clientes e atrair um novo público.

Quantas vezes já entramos em uma loja e tivemos vontade de gastar uns minutos a mais olhando cada um dos produtos que havia ali?

Um ambiente planejado com base nos conceitos do Visual Merchandising possui características que despertam sensações em seus visitantes. Estas sensações despertam reações ou comportamentos que podem ir desde uma maior permanência na loja até o ato de compra de um produto.

As características dos espaços físicos se compõem com a aplicação de uma boa iluminação, com o uso correto da cor e dos aromas, escolha acertada das músicas e do mobiliário. As boas sensações são aquelas despertadas pelos cinco sentidos, como o olfato (um bom cheiro), a audição (um som agradável), o tato, ou mesmo as sensações de prazer, relaxamento, conforto. As reações ou comportamentos desejados pelo estabelecimento podem ser a aproximação, o toque nos produtos, uma maior permanência no espaço, a abordagem do vendedor, o questionamento sobre algum produto, a compra. 

Estudos revelam que 85% das decisões de compra são tomadas dentro do ponto de venda. Na maioria das vezes, o cliente entra na loja sem a intenção de comprar, mas a experiência que terá dentro do estabelecimento o fará tomar a decisão de efetivamente comprar ou não. Assim, o bom estabelecimento comercial é aquele que proporciona boas experiências de compra a seus clientes.

Uma única “boa” experiência de compra - diferente e agradável - é suficiente para satisfazer e fidelizar um cliente. Cliente fidelizado contribui com a divulgação da marca e seu consequente fortalecimento no mercado.  Assim, o Visual Merchandising passa a ser uma ótima ferramenta para fortalecer um negócio, cativar os clientes e despertar neles a sensação de compra. Afinal, vender mais é o objetivo de qualquer estabelecimento comercial, não é?

Jordana Gabrielli

Por

Jordana Gabrielli

Raul Cânovas: paisagista argentino que adotou Brasil diz que bem-estar está acima da beleza

Raul Cânovas: paisagista argentino que adotou Brasil diz que bem-estar está acima da beleza

         Quando o assunto é paisagismo a estética dos harmoniosos jardins vem logo à cabeça da maioria das pessoas. Mas para o veterano paisagista Raul Cânovas um projeto...

Cordas com tramas que remetem ao crochê, cores híbridas e pedras brasileiras compõem coleção da Tidelli

Cordas com tramas que remetem ao crochê, cores híbridas e pedras brasileiras compõem coleção da Tidelli

    A coleção ‘Misturas e Texturas’ possui uma linha de acessórios que segue o mesmo perfil de todas as peças da marca. São cortinas, abajures, luminárias e jarros feito...

Quando o assunto é qualidade, Amorim é a marca preferida das arquitetas Alexandra Pandolfo e Larissa Bellinatti

Quando o assunto é qualidade, Amorim é a marca preferida das arquitetas Alexandra Pandolfo e Larissa Bellinatti

  Parceiras desde o início da faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Alexandra Pandolfo e Larissa Bellinatti, da ProArq Brasil Arquitetura e Interiores, acumulam 10 anos de carreira. Com projetos variados, se consideram p...

Lucila Turqueto acompanha o Club&Casa durante a Semana do Design de Milão

Lucila Turqueto acompanha o Club&Casa durante a Semana do Design de Milão

     No ano em que completa quatro anos, o Club&Casa Design reforça sua busca pelo novo com o propósito de sempre surpreender seus associados. Fato é que tem agregado &agrav...

Museu Ferrari e fábrica da Fiandre também fizeram parte do roteiro de Milão

Museu Ferrari e fábrica da Fiandre também fizeram parte do roteiro de Milão

     Você pode até não curtir automobilismo ou ser apaixonado por velocidade, porém é quase impossível ficar indiferente às máquinas produzidas pela marca mais des...

 Club&Casa Design encerra viagem a Milão com jantar no Castello di Rossino

Club&Casa Design encerra viagem a Milão com jantar no Castello di Rossino

    Após uma semana intensa de atividades em Milão, no último dia de estadia na cidade, os parceiros do Club&Casa Design tiveram o privilégio de participar de um glamoroso jantar no Castello...